Provincial conclui Visitas Fraternas nos Conventos das presenças franciscanas da Província

Desde o início deste mês, o Ministro Provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), tem realizado algumas Visitas Fraternas às presenças franciscanas de nossa Província São Maximiliano Kolbe. Os encontros, que ocorreram nas regiões Norte e Nordeste, são uma preparação para a 2ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário.

Iniciando as visitas, no dia 6, o provincial esteve no Convento de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias (BA). Em seguida, reunindo-se com os frades e o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) no dia 7 de novembro, o Frei Gilberto esteve no Convento e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Feira de Santana (BA).

No dia seguinte, 8, o novo Ministro Provincial foi à João Pessoa (PB) para encontrar-se com os irmãos do Convento Nossa Senhora Aparecida. “Nas visitas fraternas, tenho conversado individualmente e coletivamente com os frades, ouvindo as necessidades da comunidade franciscana. Em alguns casos, tenho me reunido também com lideranças paroquiais”, afirmou o Frei Gilberto.

Já na semana passada, foi a vez de ir até as presenças franciscanas da Missão Amazônia. No dia 11, o provincial esteve junto aos irmãos da Casa Filial Nossa Senhora das Mercês, em Manaus (AM). Em seguida, 12, esteve com os irmãos da Casa de Missão Santo Antônio de Pádua, em Tefé. A última visita foi no dia 14 na Casa de Missão Nossa Senhora de Fátima, em Juruá.

“Em geral, os encontros têm sido momentos de descontração, fraternidade e diálogo. Nestas ocasiões, buscamos compreender as diversidades e riquezas de nossa Província, enquanto planejamos os possíveis caminhos, ideais e projetos para a 2ª fase do Capítulo”, concluiu Frei Gilberto. O Provincial retorna à Brasília na noite desta segunda-feira, 18.

Visitas Fraternas

Os encontros têm como objetivo não apenas apresentar o irmão que estará à frente da Província pelos próximos quatro anos (2020-2023), mas também para que o Frei Gilberto possa conhecer a realidade na qual os outros frades estão inseridos, bem como a rotina das comunidades, suas demandas e necessidades.

Como explica o Frei Paulo Maria (OFMConv.), “o provincial compreenderá a vivência e o trabalho de nossos irmãos em cada presença. Porque é justamente esta visita que nos auxiliará na escolha dos nomes para os reitores dos conventos e a permanência ou transferência de cada um dos frades”, disse o novo Secretário Provincial.

 

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/

Veja outras notícias

A família e os planos de Deus

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in

Leia mais »

Deixe o Pai São Francisco NOS guiar!

Na mais nova Campanha do Santuário São Francisco de Assis, em prol da reconstrução do nosso Santuário! Você ajuda o Santuário, e concorre a prêmios incríveis! Você vai ficar de fora dessa? Por Letícia Maria Clique aqui e confira o Regulamento! Cuidar do nosso Santuário, templo da nossa comunidade, algo muito importante para a nossa espiritualidade, que estava com problemas estruturais,

Leia mais »

Jovens do Santuário realizam o primeiro dia do Ciclo de Formação sobre a Igreja Católica para toda a comunidade

O evento contou com a presença de 40 pessoas. A próxima edição ocorre na próxima quinta-feira (26), 20h, no auditório do Santuário. As incrições já estão abertas e são obrigatórias. Na noite de quarta-feira (18) ocorreu, no auditório do Santuário São Francisco de Assis, o primeiro encontro do Ciclo de Formação sobre a Igreja Católica promovido pelo núcleo São Francisco

Leia mais »