Santuário São Francisco de Assis acolhe os animais no dia do padroeiro

Milhares de bichinhos de estimação receberam a benção na solenidade

Há mais de 30 anos o Santuário São Francisco de Assis no dia do padroeiro, celebra a missa com benção dos animais, e este ano não foi diferente. Cães, gatos, calopsitas, canários, jabuti, coelhos e pessoas com vários cachorros encheram a casa de Deus na solenidade ocorrida na última sexta-feira (4) na nave da igreja. Os freis celebraram durante todo o dia e para aqueles que não puderam ficar, havia uma tenda do lado de fora com o mesmo objetivo.

A manhã da sexta-feira começou movimentada no santuário. Latidos, miados, canto de pássaros, eram os fiéis trazendo seus pets no dia de São Francisco de Assis. Cerca de 200 crianças do Infantil III ao quinto ano da Escola Sagrada Família Casa do Menino Deus, que fica do lado do santuário, participaram do ato litúrgico. “Nós sempre trazemos eles para a missa, desde a fundação da escola, em 1991, e quando sabem que virão ficam muito felizes”, conta a pedagoga Edineide Pereira.

O Orlando Bezerra, aposentado, morador da Asa Norte, trouxe a Amora, uma buldogue francês de 4 aninhos. Há uns três anos ele vem para a cerimônia eucarística com benção dos animais, mas é a primeira vez de Amora no local. Ele é grato a Deus e espera receber a graça dela conseguir enxergar de pelo menos um dos olhos, pois é totalmente cega. “Fé que isso possa acontecer e vir aqui também me deixa com uma boa sensação”, conta.

Já a Ana Cristina, publicitária, também residente na Asa Norte, levou seus três passarinhos, uma gasparini chamada Laisa de menos de um ano, duas calopsitas machos, o Lorde Dim e o Príncipe George ambos de dois anos. Ela fala que as duas raças de passarinhos são inimigos na natureza, mas que no caso dela, eles se dão bem. “A calopsita aproveita e pede carinho para ela”, comenta de bom humor.

Catarina de Jesus, estudante, moradora do Noroeste trouxe a Masha de 8 meses para sua primeira celebração.

Catarina relata que há pouco mais de um mês ela e sua golden retriever foram atacadas por um pitbull no condomínio que moram. “Ela ficou muito machucada, fomos ao veterinário e teve que tomar várias vacinas e eu pedia muito para São Francisco por sua melhora” e completa com alegria de poder traze-la para a igreja no dia em que celebra o seu aniversário.

Na parte da tarde, pais buscavam seus filhos na escola e vieram para a missa. Mais uma vez, as crianças da Escola Sagrada Família Casa do Menino Deus marcaram presença, mas desta vez, escutaram sobre a vida de São Francisco de Assis.

O cão dos freis visitou a igreja, é um golden retriever de 3 anos chamado Bonaventura. Foi uma doação de quando ele tinha três meses.

Veja outras notícias

Programação especial para a Quaresma de São Miguel Arcanjo

Confira os horários das missas e adorações especiais que acontecerão durante esse tempo No próximo domingo, dia 15 de agosto, será dado início a Quaresma de São Miguel Arcanjo. O Santuário convida todos os fiéis a realizarem essa devoção, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. Para isso, uma programação especial será realizada. Confira a programação das Celebrações Eucarísticas especiais

Leia mais »

Ministro Provincial está em Visita Fraterna por nossa Província

Continuando as atividades da Província São Maximiliano Kolbe, o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), novo Ministro Provincial, tem se preparado para a celebração da 2ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário. Desde a semana passada, o frade tem participado de um verdadeiro itinerário de Visitas Fraternas às nossas presenças franciscanas em todo o país. Os encontros têm como objetivo não

Leia mais »