“Não podemos amar a Deus sem amar ao próximo e não podemos amar ao próximo sem amar a Deus”

Mensagem Litúrgica, 30° domingo do tempo comum, 25 de outubro de 2020.
Primeira Leitura Êxodo 22,20-26, Salmo Responsorial Sl 17/18, Segunda Leitura 1 Tessalonicenses 1,5-10, Evangelho Mt 22,34-40

O principal tema desenvolvido por Frei João Benedito, reitor e pároco do Santuário, durante a homilia deste domingo (25) foi a caridade com os irmãos e o amor ao próximo.

Ao refletir sobre a primeira leitura (Êxodo 22, 20-26), para o pároco, o Senhor Deus pede aos judeus o cuidado com os mais frágeis, e naquela sociedade esses eram os estrangeiros, as viúvas e os órfãos. E a recomendação vem com uma lembrança: “Não trate mal o estrangeiro porque também foste estrangeiro, Israel”.

Meditando sobre as palavras do evangelho, o celebrante lembrou os fiéis que, assim como apresentado nas leituras das semanas anteriores, a passagem dessa semana narra mais um episódio em que Jesus é posto à prova pelos fariseus que buscavam que ele caísse em contradição para que fosse condenado. Na ocasião, ao ser questionado sobre qual era o maior mandamento, Jesus respondeu com uma passagem das escrituras, (Deuteronômio, capítulo 6): “Amarás o Senhor teu Deus de todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento”. Jesus diz que esse é o primeiro mandamento e o segundo é “Amarás ao teu próximo com a ti mesmo”.

Frei João afirmou que Jesus nos ensina que devemos amar a todos, mesmo aqueles que não nos amam. E a novidade do plano de salvação apresentado por Jesus é essa. Ele explicou que se quisermos saber como Deus come, fala, anda devemos olhar para Jesus. Ele acrescentou que a máxima do ensinamento de Jesus, amar a Deus e amar ao próximo, está nos quatro evangelhos, cada um com mais ou menos detalhes, mas com a mesma essência. “Fundamentalmente, Jesus nos diz que, porque somos amados por Deus, devemos amar ao outro. Com seus limites, defeitos e fragilidades. Esse é o desafio cristão”, dissertou o pároco.

Segundo o celebrante, se seguirmos esse exemplo o amor há de se propagar e o mundo poderá ser melhor. Com esse ensinamento em mente, o celebrante pediu que a comunidade reze pelos missionários, irmãos a quem o mês de outubro é dedicado. “Hoje nossa Igreja tem mais missionários leigos e leigas do que sacerdotes. Devemos rezar por eles, e devemos nós mesmos, como batizados, sermos missionários no nosso cotidiano. Devemos levar a mensagem de Cristo ao nosso trabalho, a nossa escola e a nossa família, testemunhando o amor do Pai por nós”, exortou os fiéis.

Fernanda Soares comungou pela primeira vez no último domingo

Primeiro encontro com Jesus Eucarístico

Durante a celebração do último domingo sacramento da eucaristia foi administrado pela primeira vez a jovem Fernanda Soares, 20 anos, Coordenadora da Pastoral da Acolhida Fernanda. A jovem já tinha feito todo o processo de catequese, mas devido a pandemia foi cancelada a celebração a qual receberia os dois Sacramentos de Iniciação Cristã. Agora ela aguarda para receber o sacramento da Crisma que ainda não tem data marcada para acontecer no Santuário.

 

Texto: Ana Beatriz Santos | Foto: Aureni Brito

Veja outras notícias

Santa Missa em seu lar, diariamente

Para fortalecer e sustentar a caminhada de fé de nossa comunidade, nossos frades se organizaram e transmitirão as Santas Missas do Santuário Em tempos de exceção, os frades não querem que a comunidade franciscana se sinta desamparada. Por esse motivo, haverá transmissão diária pelas redes sociais da celebração da Santa Missa, às 11h40 (com reprise às 19h), direto da Capela

Leia mais »

Confissão: conheça mais sobre esse importante sacramento

“Se soubéssemos o poder transformador da Confissão daríamos muito mais importância a esse sacramento”. Por Patrícia Gomes O Tempo da Quaresma é propício para a Confissão, é um tempo de reflexão sobre as nossas atitudes diante da vida. Muitas pessoas se confessam apenas na quaresma, sobretudo as que não frequentam a Igreja Católica, mas o Pároco do Santuário São Francisco

Leia mais »

130 crianças comungam Jesus Sacramentado pela primeira vez

No último dia 24, pela manhã, na nave do Santuário São Francisco de Assis, 80 catequizandos receberam Jesus presente na Hóstia Santa, pela primeira vez, na celebração da Santa Missa presidida pelo Frei Nasareno, Frei Wagner e padre Marcelo, tio de uma das crianças. Também na missa da tarde, mais de 50 tiveram a experiência inédita da comunhão, com a

Leia mais »