Jesus: luz e esperança para toda a humanidade

Mensagem Litúrgica – Noite de Natal
Primeira Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Salmo Responsorial: Sl 88; Segunda Leitura :Tt 2,11-14; Evangelho: Lc 1,67-79

Ao falar aos fiéis durante a homilia proferida na missa da noite de Natal, celebrada em 24 de dezembro, Frei Gilberto de Jesus Rodrigues, Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais, ressaltou que o centro da festa é Deus que se fez homem para salvar a humanidade. Ele também afirmou que para não esvaziar o sentido do Natal é necessário ter a virtude da fé.

“O nascimento de Jesus é a grande luz e a grande esperança para toda a humanidade”, destacou Frei Gilberto. Ele observou que Deus poderia ter nascido em uma grande nação ou família, mas escolheu a simplicidade da família de Nazaré para vir ao mundo. “A realeza de Cristo não está na prata nem no ouro, mas na dignidade de filho de Deus”, afirmou.

O Natal é considerado pelo Frei como uma festa de toda a família humana. Ele acredita que Cristo está presente em tudo que está relacionado a festividade inclusive na vontade de visitar familiares e amigos e de celebrar a data com eles. “Natal é tempo de união, de perdão, é tempo da família sentar à mesa, é tempo de voltar a Deus, é tempo de nascer na fé”, exemplifica.

Porém ele alerta que o Natal perde o sentido se retirarmos a dimensão espiritual da festa, ou seja, sem Jesus a data deixa de ser especial. “A festa do Natal exige do mundo, exige de nós, uma virtude importante: a virtude da fé”, afirmou Frei Gilberto. “Compreender o Natal, olhar o Natal, olhar os sinais do Natal, sem fé é perder o sentido da vida,” advertiu.

Para o celebrante, é necessário utilizar-se da fé para crer que a cada Natal nós não só celebramos um fato histórico, mas revivemos o nascimento de Cristo. “Jesus nasce de fato espiritualmente em nós pela fé assumida, pelos valores vividos, pelas graças que são acolhidas por nós”, explica.

Somos convidados nesta festa a abrir o coração a Cristo e deixar que ele faça parte da nossa vida, segundo Frei Gilberto. Ele lembrou que a nossa salvação virá pelas nossas decisões e ações de fé. O Ministro Provincial finalizou a homilia dizendo que acolher o Menino Jesus em nossos corações é o melhor presente que podemos oferecer a Deus.

Texto: Adriana Gimenes
Fotos: Natália Gimenes
Edição: Kelsiane Nunes

Veja outras notícias

Frei João, nosso pároco e Reitor, é homenageado durante missa no domingo devido ao seu aniversário

O Frei João agradeceu bastante o carinho da comunidade. “Caríssimos, de coração, muito obrigado. Muito obrigada a essa comunidade que me acolheu, eu sou muito grato que a minha reinserção no Brasil tenha sido justamente nessa comunidade, esse belo Santuário com o qual eu já tinha uma história e foi bom recomeçar aqui”, afirmou. Fotos: Fernando Carlomagno Texto: Patrícia Gomes

Leia mais »

Santo Antônio: a santidade nasce da colaboração entre Deus e os homens

Quando falamos sobre os santos sempre pensamos em pessoas amáveis e dóceis, mas Santo Antônio era incisivo e forte. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Valcir Araújo   Mensagem Litúrgica Primeira Leitura (Ez17,22-24) Segunda Leitura (2 Cor 5, 6-10) Responsório (Sl 91/92) Evangelho (Mc 4,26-34) Em sua homilia na comunidade de Santo Antônio de Pádua do Noroeste, o nosso pároco, Frei João

Leia mais »

Quinta-feira Santa: Demonstração do amor de Jesus pelos homens

É o Amor que nos distingue enquanto católicos. O Amor é a marca daquele que segue Jesus. Não é o conhecimento da Doutrina, mas é o amor, amar ao próximo como a si mesmo, que nos distingue. Fotos: Danielly e Aureni Texto: Ana Beatriz Mensagem Litúrgica Quinta-feira Santa – 14 de abril de 2022. CEIA DO SENHOR Celebração Presidida pelo,

Leia mais »