Sacrossanta Basílica Menor Santuário São Francisco de Assis

Missa: Domingo (20/9/2020) Homilia: Frei João Benedito

Posse do Novo Conselho Pastoral Paroquial do Santuário São Francisco de Assis – Brasília/DF.

Amemos a Deus que nos amou primeiro

A Primeira Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 55,6-9) nos conta que muitas vezes fazemos da nossa oração um comércio com Deus, em que Ele precisa resolver as nossas questões exatamente como determinamos. No entanto, a nossa oração deve ser uma atitude de fé, em que buscamos por excelência escutar a vontade de Deus. Na nossa relação com Deus também acreditamos no mérito, ou seja, quanto mais bonzinho eu sou mais Deus vai me dar as coisas, no entanto, é um erro pensar dessa forma, pois quando acontece algo ruim podemos pensar que fizemos algo para merecer. Não devemos jamais pensar que Deus deseja castigar a humanidade, pois esse não é o Deus anunciado por Jesus Cristo.

Na parábola da vinha narrada no evangelho, Jesus conta que o patrão dá o mesmo salário para o funcionário que trabalhou tanto metade do dia quanto o dia todo. Conta essa parábola para mostrar que a relação que tem conosco é gratuita: não é porque trabalhamos mais ou somos melhores que teremos mais dons que outro mais pecador. A história da salvação sempre contou com pessoas que não tinham mérito, mas foram escolhidas por Deus que as amava. Deus é amor, mas não é porque nos ama que não quer que nos convertamos. Podemos cair no erro de achar que Deus ama a todos e que não precisamos melhorar em nada. No entanto, a nossa conversão é uma resposta a um Deus de amor que nos amou primeiro.

Ao final da homilia, o Frei João apresentou os novos membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). O Conselho é formado por representantes das pastorais, que ajudarão a comunidade a caminhar na fé. De acordo com o Frei João, o CPP é uma exigência de uma Igreja que quer ser comunhão com todos os leigos e não apenas com o pároco. Ressaltou que a instituição do Conselho se deu em um momento importante em que estamos próximos de iniciar a novena do nosso padroeiro e também próximos à comemoração dos 40 anos de existência do Santuário São Francisco de Assis.