Sacrossanta Basílica Menor Santuário São Francisco de Assis

No oitavo dia da novena da Imaculada Conceição, Padre Cristiano José reforça a importância do tempo do advento como preparação para o Natal

Texto: Ana Beatriz dos Santos
Fotos: Gerlania Moraes

Durante a celebração do 8º dia da novena da Imaculada Conceição, Padre Cristiano José, celebrante da Santa Missa, lembrou que como Nossa Senhora é necessário se preparar para a chegada do Menino Jesus e que para isso é necessário reconhecer que Deus deve ser o dono das nossas vidas.

O pároco da Paróquia Divino Espírito Santo afirmou que o Advento é a época de preparar-se, de fazer os ajustes necessários para enfrentar um momento forte. O Evangelho nos convida a prepararmo-nos para o Natal. A festividade, segundo o sacerdote, significa o amor de Deus pelos homens. No Natal festejamos e relembramos que somos felizes porque Deus se aproxima de nós por meio do Verbo Encarnado, Jesus Cristo. E o Verbo veio para fazer a vontade do Pai.

Para o padre o primeiro homem e a primeira mulher caíram na mentira da serpente. E a mentira que o homem viveu deste momento em diante afastou-o de Deus. O homem se afasta de Deus quando se acha o deus de si mesmo e quer ocupar o lugar que seria de Deus na sua própria vida e quer fazer todas as coisas sozinho. Separado de Deus ele enfrenta o vazio e a confusão de sentimentos. Foi para vir ao encontro do homem que estava afastado de Deus que o Verbo veio. Aquele que tem sede, sabe o valor da água. Aquele que estava longe de Deus e sente a falta de Dele sabe a alegria que é o nascimento de Cristo.

O padre Cristiano explicou que, para trazer a alegria de volta ao coração, é preciso se preparar para o Natal. “Quando eu me preparo para receber Jesus Cristo, quando eu esvazio meu coração para que ele se encha do amor de Deus, eu experimento o que Nossa Senhora experimentou: eu posso ver a Deus. Porque os puros de coração verão a Deus”. Da mesma forma que Maria Imaculada foi preparada por Deus para receber Jesus com pureza, no Advento nós podemos esvaziar nosso coração do pecado para receber Jesus. Podemos fazer isso com uma boa e sincera confissão. E livres do pecado poderemos verdadeiramente viver um feliz Natal e um feliz ano novo.