Basílica Santuário São Francisco de Assis é Igreja do Jubilar

A Basílica Santuário São Francisco de Assis, junto com a Catedral Metropolitana de Brasília, foi oficialmente designada como Igreja Jubilar pela Arquidiocese de Brasília no Ano Santo, assumindo um papel especial de acolhida e peregrinação para os fiéis que buscam caminho de fé, conversão e paz interior.

Além dela, mais duas igrejas da arquidiocese foram elevadas, posteriormente, à condição de igrejas indulgenciárias para este Jubileu:

  • A Paróquia São Camilo de Léllis (EQS 303/304, Asa Sul) — elevada até o encerramento do Jubileu, em razão dos 450 anos da conversão de São Camilo.
  • A Paróquia Santa Teresinha (Cruzeiro Novo) — celebrando seu Jubileu de 50 anos em 2025 e também elevada à condição de igreja indulgenciária para esta comunidade.

Essas igrejas têm um papel especial durante o Ano Santo, acolhendo peregrinos em busca de um caminho de fé e renovação espiritual. Ao visitar uma Igreja Jubilar, os fiéis podem obter indulgências, que consistem na remissão das penas temporais relacionadas a pecados já confessados e perdoados. 

O Jubileu Ordinário teve início em 24 de dezembro de 2024 e se estende até 6 de janeiro de 2026, tempo em que os peregrinos poderão obter indulgência plenária, conforme as orientações da Igreja.

Ao visitar uma Igreja Jubilar, os fiéis são convidados a realizar alguns gestos concretos de fé, como:

  • participar da celebração da Santa Missa;
  • receber o sacramento da confissão;
  • rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco;
  • praticar obras de caridade e misericórdia.

A Basílica Santuário São Francisco de Assis está de portas abertas para acolher peregrinações de grupos, famílias, comunidades ou paróquias inteiras que desejam viver esse momento de graça.

Para uma experiência mais plena, recomenda-se agendar a visita com antecedência, garantindo o acolhimento dos peregrinos, a disponibilidade de sacerdotes para confissões e a entrega do certificado de peregrino.

O agendamento pode ser feito diretamente com a secretaria da Basílica: (61) 3447-7039.

Veja outras notícias

Deixemos Deus ser o centro das nossas vidas

A Liturgia desse domingo nos mostra que Deus é quem sabe todas as coisas, encaminha a nossa vida e é o Senhor da nossa história. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Caio   Mensagem Litúrgica Primeira Leitura (Ez17,22-24) Segunda Leitura (2 Cor 5, 6-10) Responsório (Sl 91/92) Evangelho (Mc 4,26-34) A primeira leitura e o Evangelho vão falar desse Deus que está

Leia mais »

Servir como uma criança, inspirados por Maria

Mensagem Litúrgica do quarto dia da Novena do Nosso Seráfico pai, São Francisco, em 2020. Primeira Leitura (Jó 1, 6-22), Salmo Responsorial (16) e Evangelho (Lc 9, 46-50). Celebrando o momento festivo, o presidente da Santa Missa do quarto dia da novena rumo à festa do Seráfico pai São Francisco de Assis, realizada nesta segunda-feira (28), Frei Amilton Leandro, guardião

Leia mais »

Para participar da festa de Cristo é necessário se vestir de conversão

Mensagem litúrgica da Celebração do 28º domingo do tempo comum,11 de outubro de 2020 1ª leitura- Isaias 25, 6-10ª; Salmo- 22/23; 2ª leitura- Filipenses 4,12-14.19-20; Evangelho- Mateus 22,1-14   Durante a homilia da Santa Missa do último domingo (11), Frei João Benedito, reitor e pároco do Santuário São Francisco de Assis, falou sobre a importância de atender o convite de

Leia mais »