Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo os mistérios gozosos

1º mistério: Anuncio do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora

Lucas 1:26-37: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chama Nazaré. Foi uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-se, cheia de graça! O Senhor está com você”! Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você ficará grávida, terá um filho e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim. ” Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem? O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível. ” Maria disse: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. ” E o anjo a deixou.

2º mistério: Visita de nossa senhora a sua prima santa Isabel

Lucas 1:39-45: Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre!

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu. ”

3º mistério: Nascimento do Menino Jesus em Belém

Lucas 2:1-7: Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi.

Subiu da cidade de Nazaré, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora

5º mistério: A perda e o encontro de Jesus no Templo

Por que dia 25 de dezembro?

Segundo estudiosos a data de 25 de dezembro foi escolhida para a celebração do Natal na tentativa da Igreja de Roma derrubar a festa pagã do Natalis (solis) incicti, já que esta data não é o dia oficial do nascimento do Menino Jesus.

O Imperador Aureliano (275 d. C.) oficializou a festa em culto ao sol, celebrada no solstício de inverno e simbolizava a vitória do sol sobre as trevas que acontecia durante todo o ano.
Foi quando a Igreja visou purificar a celebração pagã, dando outro significado, o do nascimento do Salvador, como o sol, a luz dos cristãos.

Fonte: formacao.cancaonova.com/

Veja outras notícias

Formação: Pós-Noviços renovam os Votos Temporários de franciscanismo

Seguindo percurso de suas caminhadas religiosas, os frades da Casa de Formação São Francisco de Assis, em Brasília, renovaram os Votos Temporários de Franciscanismo. A celebração ocorreu na manhã de ontem, 03, na Capela da Casa de Formação pelas mãos do Ministro Provincial, o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.). Co-presidindo a Santa Missa, estiveram os Freis Flávio Amorim (OFMConv.) e

Leia mais »

Noite de Natal 2020

Veja as fotos da celebração da Noite de Natal realizada em 24 de dezembro de 2021, Frei Gilberto de Jesus Rodrigues, Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Fotos: Natália Gimenes

Leia mais »