A Basílica Santuário São Francisco de Assis, junto com a Catedral Metropolitana de Brasília, foi oficialmente designada como Igreja Jubilar pela Arquidiocese de Brasília no Ano Santo, assumindo um papel especial de acolhida e peregrinação para os fiéis que buscam caminho de fé, conversão e paz interior.
Além dela, mais duas igrejas da arquidiocese foram elevadas, posteriormente, à condição de igrejas indulgenciárias para este Jubileu:
- A Paróquia São Camilo de Léllis (EQS 303/304, Asa Sul) — elevada até o encerramento do Jubileu, em razão dos 450 anos da conversão de São Camilo.
- A Paróquia Santa Teresinha (Cruzeiro Novo) — celebrando seu Jubileu de 50 anos em 2025 e também elevada à condição de igreja indulgenciária para esta comunidade.
Essas igrejas têm um papel especial durante o Ano Santo, acolhendo peregrinos em busca de um caminho de fé e renovação espiritual. Ao visitar uma Igreja Jubilar, os fiéis podem obter indulgências, que consistem na remissão das penas temporais relacionadas a pecados já confessados e perdoados.
O Jubileu Ordinário teve início em 24 de dezembro de 2024 e se estende até 6 de janeiro de 2026, tempo em que os peregrinos poderão obter indulgência plenária, conforme as orientações da Igreja.
Ao visitar uma Igreja Jubilar, os fiéis são convidados a realizar alguns gestos concretos de fé, como:
- participar da celebração da Santa Missa;
- receber o sacramento da confissão;
- rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco;
- praticar obras de caridade e misericórdia.
A Basílica Santuário São Francisco de Assis está de portas abertas para acolher peregrinações de grupos, famílias, comunidades ou paróquias inteiras que desejam viver esse momento de graça.
Para uma experiência mais plena, recomenda-se agendar a visita com antecedência, garantindo o acolhimento dos peregrinos, a disponibilidade de sacerdotes para confissões e a entrega do certificado de peregrino.
O agendamento pode ser feito diretamente com a secretaria da Basílica: (61) 3447-7039.

