Confraria

Atualmente com 155 grupos, com 10 famílias cada.

A Confraria São Francisco de Assis é um movimento dos devotos de São Francisco, que buscam bênçãos e graças para os lares dos nossos fiéis por meio da Capelinha de São Francisco de Assis. A Capelinha é uma réplica do nosso Santuário São Francisco de Assis. A destinação da capelinha é peregrinar pelos lares de todos os que tem fome e sede de paz, seja entre os brasilienses, seja por onde mais nos for orientado pelo Seráfico Pai!

Cada devoto e família recebe São Francisco em seu lar uma vez por mês, durante três dias, em honra à Santíssima Trindade, e é chamado de confrade ou confreira de São Francisco. É necessário que esse devoto pertença a um grupo de 10 (dez) famílias e que este grupo, chamado de Confraria, tenha um responsável, chamado de guardião, por zelar pela manutenção da capelinha e para garantir que todos os lares ligados a essa confraria a recebam corretamente.

A coordenação da confraria auxilia aos devotos que desejam receber a capelinha a montarem suas confrarias.

Como nasceu a devoção às capelinhas

Foi numa tarde de oração a São Miguel Arcanjo, durante a Quaresma Franciscana de São Miguel Arcanjo, no Santuário, que nasceram as Capelinhas de São Francisco de Assis. Por meio de uma inspiração divina concedida ao nosso pároco na época, frei Fabrício Nogueira, enquanto ele rezava pedindo luzes de Deus para a melhor condução do Santuário e dos fiéis. Assim, o Espírito Santo do Senhor tocou o coração do frei e mostrou a ele a imagem de uma capelinha, com o formato do Santuário, dedicada à São Francisco, o Mensageiro da Paz. Nesta visão, Deus pediu que as famílias fossem visitadas pela capelinha e lhes concedesse graças, bênçãos, milagres, libertações e paz em todos os lares em que estivesse presente. Nessa visão, também foi pedida a criação de um dia de honra a São Francisco de Assis, para que ele voltasse a ser um santo amado e cultuado no Distrito Federal e no Brasil. O Santuário institui a missa de São Francisco de Assis, realizada todo dia 4 de cada mês. Nessa missa, a confraria abençoa as capelinhas e acolhe novos confrades e confreiras.

Convidamos a todos os devotos de São Francisco de Assis para mais esse compromisso Sagrado!

Coordenadores: Marcelo Maia e Iraci

O Brechó Franciscano existe graças ao Movimento Confraria, que nasceu em 2017, na coordenação do Frei Fabrício Nogueira.

As roupas são divididas em dois grupos: o das vendas e o das doações, chamado Brechó Social. No primeiro toda a renda é destinada para o Santuário São Francisco de Assis, e a outra parte vão para o Sol Nascente, o Jardim da Imaculada, o Vinho Novo, os Vicentinos, o Pão de Santo Antônio e também ajudam outros estados, geralmente que fazem parte da Província São Maximiliano Maria Kolbe.

O projeto Social do Brechó compreende atender com doações de vestuário masculino, feminino e infantil, utensílios domésticos, além de brinquedo e calçados. O trabalho da triagem realizado nas tardes de quarta e sexta-feira define os itens que ficarão para venda no Brechó Franciscano e o que será encaminhado para esses projetos sociais previamente acordados pela coordenação do Brechó.

Este trabalho social virou referência em Brasília, pois as doações da comunidade ultrapassam as barreiras do Santuário e ajudam muitas comunidades além de Brasília.

Quem participa do Brechó são os integrantes da Confraria.

 

Coordenação Brechó: Margaret Leivas e Roberto Ghiggi

Coordenação Brechó Social: Soraya Castro