Quaresma de São Miguel – um caminho de oração, conversão e graça

Conta a história, que São Francisco foi o primeiro a fazer essa quaresma. De fato, São Francisco fazia ao longo do ano de três a cinco quaresmas, ou seja, era um tempo restrito de oração e penitência. Uma dessas quaresmas era a de São Miguel.

Texto: Patrícia Gomes

Fotos: Valcir Araújo

Frei João Benedito: Começamos o caminho da quaresma franciscana no mesmo dia em que nós celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, que é a santidade de Maria por excelência. O dia 15 de agosto era o dia que nosso pai São Francisco começava a quaresma para que terminasse em 29/9, dia da Festa dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. Daqui até lá temos 45 dias de preparação. Conta a história, que São Francisco foi o primeiro a fazer essa quaresma. De fato, São Francisco fazia ao longo do ano de três a cinco quaresmas, ou seja, era um tempo restrito de oração e penitência e uma dessas quaresmas era a de São Miguel. Foi em uma quaresma de São Miguel que São Francisco teve a aparição de um anjo serafim e recebeu os estigmas do Cristo, que é a festa que vamos celebrar no dia 17/9.

Mas por que 40? É um número muito simbólico. É o tempo que Moisés ficou no monte Sinai, 40 dias é o tempo que Elias levou para percorrer o deserto até o monte Horeb, onde teve a revelação do Senhor, na brisa amena, 40 dias é o tempo que Jesus ficou no deserto e foi tentado e 40 dias é o tempo que Jesus ficou na terra: desde a ressurreição até a ascensão. É esse tempo simbólico que começamos a percorrer. E começamos olhando para a santidade de Maria. Para que esse tempo tenha sentido, é preciso que nós não estejamos atentos apenas ao tempo cronológico que pode ser medido, mas atentos ao tempo de graça, ao tempo de carisma e conversão. Devemos estar atentos a Eucaristia, a buscar o Senhor no Sacramento da Reconciliação e na vida sacramental. Devemos ter uma vida de penitência, a nossa vida de oração deve ser mais intensa e devemos ser mais caridosos. Fazemos parte de uma Igreja milenar e, por isso, temos diversos canais de graça. Estejamos atentos e busquemos esses sinais da graça do Senhor. Que possamos fazer esse caminho quaresmal para chegarmos ao final bem melhores do que quando começamos!

 

-> Confira a programação especial que o Santuário preparou para viver a Quaresma de São Miguel Arcanjo

-> Saiba como rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo

Veja outras notícias

35 alunos recebem certificado do curso de confeitaria e salgados dos Vicentinos de Santa Clara

No último dia 18, 35 alunos do curso de confeitaria e salgados do Centro Comunitário Antonio Frederico Ozanan, localizado na Vila Rabelo receberam o certificado. Esta capacitação foi organizada pela Conferência Santa Clara de Assis do Santuário São Francisco de Assis que realizam atividades para as famílias carentes. Foram três meses de aulas intercalando palestras sobre segurança do trabalho, higiene,

Leia mais »