Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus irmãos

Província celebra a vida de São Maximiliano e inaugura museu que conta a história dos primeiros frades Menores Conventuais no Brasil

 

Textos e fotos: Frei Enrique Lima

No dia 14 de agosto a província são Maximiliano de Brasília, juntamente com os seus frades, celebrou a devoção a São Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941), no jardim da Imaculada, situado na Cidade Ocidental, Goiás. A celebração também marcou 80 anos de seu martírio para salvar um pai de família e o aniversário da província. A Santa Missa foi presidia por Dom Frei João Casimiro Wilk, bispo titular da diocese de Anápolis.

Antes da celebração já ocorria, no mesmo local, o encontro dos frades poloneses missionários. Na ocasião, fizeram memória aos pioneiros da missão vindos de Varsóvia (Polônia) e a importância dessa missão em terras brasileiras. Com essa perspectiva, vemos que ser franciscano no Brasil é compreender a marca kolbiana trazida pelos frades missionários conventuais para as terras brasileiras. O encontro ainda foi marcado pela abertura do museu que contém objetos, escritos, etc, dos primeiros frades que chegaram no Brasil.

O Santuário São Francisco de Assis é uma das paróquias que está sobre responsabilidade da província de São Maximiliano Maria Kolbe. No Brasil, a província cuida de 15 igrejas e santuários localizados no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e na Paraíba. Confira mais informações no site da província .

Quem foi São Maximiliano Maria Kolbe?

Falar de Maximiliano é exprimir a fé, a paciência, teimosia, precisão e objetividade; características essas que foram aproveitadas por Deus no santo intercessor para propagar o seu Reino. Maximiliano foi reconhecido pelo papa João Paulo II (1920-2005) como o mártir da caridade, questão essa que marcou sua vida e que inaugurou uma nova categoria de martírio, o martírio da caridade, pois, Cristianismo e amor são a mesma coisa.

Quando estava no campo de concentração em Auschwitz no sul da Polônia, São Maximiliano conservou a serenidade no sofrimento, sendo capaz de doar a sua vida em troca de uma outra vida. Franciszek Gajowniczek (1901-1995) foi o sargento polaco que teve a vida poupada pelos nazistas quando Frei Maximiliano sacrificou sua vida pela dele. Na ocasião da fuga de um prisioneiro no campo de concentração, o subcomandante Fritzsch (1903-1945) ordenou que outros dez presos morressem de fome em represália à fuga do fugitivo. Franciszek foi selecionado para morrer e Kolbe ofereceu-se para o lugar dele. A troca foi permitida e Kolbe morreu na cela punitiva da fome.

Kolbe nos deixa um legado de amor, de fraternidade, de diálogo. Afirmação suprema da vida como dom de Deus desde a sua concepção ao seu ocaso. Não esqueça o amor, recordava aos seus irmãos. Num mundo ferido, dividido, de novos totalitarismos, Kolbe continua proclamando com a sua vida e através da vida de todos aqueles que se consagram a Imaculada, seguindo seus passos, que a única força criativa é o amor. O ódio não é uma força criativa. Que a Imaculada nos ajude a perseverar no amor!

 

Veja outras notícias

Jubileu das Comunicações

No próximo sábado, 29 de novembro, a Basílica Santuário São Francisco de Assis sediará o Jubileu das Comunicações, um momento especial que reunirá agentes da Pastoral da Comunicação, missionários e fiéis de diversas paróquias da Arquidiocese de Brasília. A atividade terá início às 17h, com concentração na Paróquia Nossa Senhora da Consolata (913 Norte), seguida de uma peregrinação em direção

Leia mais »

Famílias assistidas pela Conferência de Santa Clara confraternizam

A Conferência Santa Clara promoveu no último sábado (14) um almoço de confraternização na Vila Rabelo, em Sobradinho II, com cerca de 60 pessoas de 18 famílias residentes no local, algumas assistidas pelos vicentinos das conferências Santa Clara e São João (da Paróquia São Mateus- Vila Rabelo) e outras famílias que são atendidas por diversos serviços oferecidos no Centro Comunitário

Leia mais »

Santuário Jardim da Imaculada recebe doações do Brechó Social

É a Confraria das Capelas de São Francisco, por meio do Brechó Franciscano, ajudando na evangelização e obras franciscanas pelo Brasil Na última quarta-feira (15), o Brechó Franciscano, do Santuário São Francisco de Assis, fez doações para o Santuário Jardim da Imaculada, localizada na Cidade Ocidental, Goiás. Uma paroquiana recebeu e levou para a igreja roupas e calçados, tanto feminino,

Leia mais »