Não deixemos a graça de Deus passar durante a Quaresma

Mensagem Litúrgica da 1a Semana da Quaresma, Primeira Leitura (Gn 9, 8-15), Salmo Responsorial (Sl 24), Segunda Leitura (1Pd 3, 18-22) e Evangelho (Mc 1, 12-15)

Por Patrícia Gomes

Fotos: Aureni Brito

Convertei-vos e crede no Evangelho! Na primeira leitura, Deus decidiu mandar um dilúvio para a humanidade, não porque estava incomodado, mas sim porque Ele é amor e queria a reconstrução da humanidade para que assim pudéssemos dar uma resposta de conversão e de amor a Ele. E assim temos uma aliança de Deus com Noé e sua família: Deus promete que nunca mais destruiria a terra. O símbolo dessa aliança é o arco-íris.

Sempre, nos primeiros domingos da Quaresma, estamos com Jesus no deserto. O Evangelho nos apresenta Jesus orando sozinho no deserto, que tem muito a nos ensinar. Lá se vive com o mínimo, é um local pobre e de sofrimento. Os homens iam para lá, afim de ter uma vida de recolhimento, mas não para não serem tentados. Jesus foi tentado, foi colocado à prova, assim como nós somos colocados à prova. Se não existissem tentações na vida, não haveria crescimento espiritual.

Foram quarenta dias de Jesus no deserto. O número quarenta tem muitas representações na Bíblia: antigamente se vivia pouco e quarenta anos era o tempo que durava uma geração; o povo, quando é libertado do Egito, caminha durante quarenta anos no deserto; o dilúvio durou quarenta dias; quarenta dias foram os dias do tempo de Moisés no Monte Sinai antes da aliança; quarenta dias foram os dias do tempo de Elias no Monte Horebe e quarenta dias foram os dias do tempo da ressurreição até a ascensão de Jesus, tempo que ele levou para formar os discípulos.

Entremos também nesse tempo de quarenta dias para viver uma transformação. O número quarenta é simbólico e bastante representativo. Não deixemos esse tempo passar, principalmente não deixemos a graça passar, pois corremos o risco de chegar na Páscoa e não ter feito nada. Convertamo-nos nós e creiamos no Evangelho!

Veja outras notícias

Você quer ser de Deus?

O Curso Nova Vida, da Escola de Evangelização Santo André (EESA) do Santuário São Francisco de Assis traz o presente que Deus guarda para cada um de nós! Será nos dias 21 e 22 de março, das 8h às 18h, no Auditório. É uma promessa de nova vida para você que Ele fez e vai cumprir. A EESA convida aos

Leia mais »

Sedes Santos

Mensagem Litúrgica do 31° domingo do tempo comum. Solenidade de Todos os Santos, 1 de novembro de 2020. Primeira leitura Apocalipse 7, 2-4. 9-14; Salmo 23/24;  Segunda leitura 1 João 3, 1-3; Evangelho Mateus 5, 1-12. Durante a homilia da Celebração Eucarística do último domingo (01), na qual foi comemorada a Solenidade de Todos os Santos e Santas, Frei João Benedito, reitor e

Leia mais »

Papai Noel é um santo e se chama São Nicolau

Por volta do ano de 270 nasceu Nicolau, na antiga cidade de Pátara onde hoje é a Turquia. Era filho de pais ricos e depois da morte deles, herdou toda a herança da qual administrava com o intuito de ajudar os pobres. Dedicou sua vida a Deus e por este motivo, na cidade de Mira, foi aclamado bispo e conhecido

Leia mais »