Mosteiro de Santa Clara do Deus Trino: celebrada a Festa de Santa Clara de Assis

Foi celebrada no último domingo (11), às 10h, a Santa Missa Solene em ação de graças à Festa de Santa Clara de Assis, no Mosteiro de Santa Clara do Deus Trino, em Brazlândia (DF). Com a igreja lotada, as pessoas se organizavam para participar da celebração tanto do lado de dentro, quanto fora. Estiveram presentes muitos fiéis, Irmãs Franciscanas da Sagrada Família em clausura e membros da Ordem Franciscana Secular (OFS).

A Eucaristia foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.) e concelebrada pelo Frei Bernardo Vitório (OFMConv.), o diretor espiritual das Clarissas no Mosteiro, o Padre Massimo Catterin da Nunciatura Apostólica e ainda o Padre Xavier Batista da Canção Nova. Compondo a Liturgia, estiveram algumas irmãs da Clausura e também os frades da Casa de Formação de Pós-Noviciado “São Francisco de Assis”.

Em nome das Clarissas, o Frei Bernardo acolheu o Ministro Provincial e os outros celebrantes. Em sua homilia, o provincial falou sobre os três pontos de Santa Clara que devemos prestar atenção. “A resiliência clariana não se trata de aceitar a dor, mas sim de enfrenta-la e tirar dela um aprendizado. Assim como a Santa o fez durante sua vida”, explicou o Frei Marcelo.

“A altíssima pobreza de Santa Clara”, continuou ele “refere-se ao seu desapego pelas coisas materiais, tal qual o Pobrezinho de Assis. Ela livrou-se dos bens deste mundo para libertar-se de si mesmo” disse. Concluindo a sua mensagem, o provincial disse “e, por último, está a alegria de Santa Clara de Assis. O grande produto da resiliência e da liberdade é a própria felicidade. O quanto mais buscamos ser transparentes, mais felizes somos”, concluiu ele.

Fonte: http://www.franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/item/1461-mosteiro-de-santa-clara-do-deus-trino-celebrada-a-festa-de-santa-clara-de-assis

Veja outras notícias

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus irmãos

Província celebra a vida de São Maximiliano e inaugura museu que conta a história dos primeiros frades Menores Conventuais no Brasil   Textos e fotos: Frei Enrique Lima No dia 14 de agosto a província são Maximiliano de Brasília, juntamente com os seus frades, celebrou a devoção a São Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941), no jardim da Imaculada, situado na Cidade

Leia mais »

São Miguel, defendei-nos no combate

São Miguel faz parte da segunda de nove Coros ou Ordens Angélicas existentes. Arcanjo, ele lutou com Lúcifer, o anjo caído por seu orgulho. Se rebelou contra o seu Criador ao desobedecer, a não querer mais servir aos homens e sim o desejo de ser servido, por isso seu castigo de ser expulso do céu. Deus ainda lhe deu a

Leia mais »

Eles ficaram em casa, e receberam as bênçãos de Ramos

Em tempos de pandemia, foi com muita emoção que recebemos os nossos frades e, das janelas, e das portas das suas casas, agitamos os ramos e fomos abençoados. Para as próximas saídas, o pároco pede que coloquemos toalhas em nossas janelas. Por Letícia Oliveira “A 316 acabou de ser abençoada, foi muito emocionante, eles entraram na quadra, pararam o carro

Leia mais »