Mártir da Caridade: Festa de São Maximiliano celebrada no Convento e Santuário Jardim da Imaculada

No dia 14 de agosto, a Igreja celebra a Festa de São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir da caridade (clique aqui e saiba mais). Fundador do apostolado que mais tarde viria a ser chamado de Milícia da Imaculada (MI), o santo queria conquistar o mundo para Cristo pela Imaculada. Ao chegarem ao Brasil, os primeiros missionários da futura Província São Maximiliano Kolbe, buscando continuar a obra Kolbiana, fundaram então na década de 1970 o Convento e Santuário Jardim da Imaculada, na Cidade Ocidental (GO).

Para festejar o padroeiro da Província e do Santuário, foi celebrada ontem (14) uma Santa Missa e, como já é uma tradição aos frades e formandos da região de Brasília e entorno, anualmente, nesta data, todos se reúnem no Jardim da Imaculada para celebrar a Festa Kolbiana e refletirem sobre a obra e os ensinamentos do Santo.

A Eucaristia foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.); e concelebrada pelos frades Amilton Nascimento (OFMConv.), Fabrício Nogueira (OFMConv.), Geraldo Leite (OFMConv.) e Wagner Faustino (OFMConv.). Estiveram presentes ainda alguns fiéis benfeitores das obras provinciais.

Em sua homilia, o provincial falou sobre as necessidades atuais da Igreja e de como precisamos de pessoas criativas e pessoas que tenham atitude, destacando como São Maximiliano foi exatamente os dois tipos de pessoas. “A criatividade falada não serve pra nada. Ela precisa ser projetada”, explicou o Frei Marcelo.

Ainda nesta perspectiva, o Frei Marcelo destacou duas fotos históricas do mártir da caridade: 1 – o Santo trabalhando em alguns projetos e circundado por uma enorme papelada; 2 – acompanhado de muitos outros sacerdotes, o Santo está com uma bicicleta, o que representa sua ação e atitude para pôr em prática o que havia planejado.

“São Maximiliano deu trabalho ao seu provincial”, afirmou Frei Marcelo. “Ele estava sempre com ideias novas. Ele estudava e projetava. Assim, estava sempre à frente do seu tempo. Pensar em uma revista naquela época foi uma inovação. Planejar missões ao Brasil no início do século XX também foi uma novidade para o seu tempo”, concluiu o provincial.

O Presidente Nacional da MI, Marcelo Menezes, fez uma pequena homenagem a São Maximiliano, tratando de sua importância para a difusão do Dogma da Imaculada. A Santa Missa também foi ocasião para que o Frei Fabrício confraternizasse com seus irmãos os seus 14 anos de Vida Religiosa. Em seguida, foi realizada a procissão e bênção da Imaculada Mídia Web. Logo após, os frades partilharam de um almoço fraterno e a tarde foi dedicada para momentos de lazer e convivência.

 

Imaculada Mídia Web

São Maximiliano Maria Kolbe é considerado o Patrono da Imprensa, já que o fundador da Milícia da Imaculada valorizava a força dos meios de comunicação para a evangelização. Desta forma, desde o Capítulo Provincial de 2015, foram definidos alguns objetivos a serem alcançados no Convento e Santuário Jardim da Imaculada.

Então o Frei Amilton Nascimento (OFMConv.) trabalhou durante 1,2 ano em um projeto para seguir a Missão e os ensinamentos kolbianos. Assim, foi inaugurado nesta Festa de São Maximiliano a “Imaculada Mídia Web, um trabalho que que se concretizou nos estúdios de rádio e TV com transmissão online de programas de entretenimento, informação e evangelização que auxiliem na propagação do Carisma Franciscano.

Fonte: http://franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/item/1459-martir-da-caridade-festa-de-sao-maximiliano-celebrada-no-convento-e-santuario-jardim-da-imaculada

Veja outras notícias

É criado o “Projeto Voluntário” para auxiliar a Conferência de Santa Clara

Ana Angelica e Celso formaram em novembro deste ano, o grupo chamado “Projeto Voluntário” que tem por objetivo ajudar as atividades promovidas pela Conferência de Santa Clara do Santuário São Francisco de Assis. Eles visitaram no último sábado (7) oito famílias da Vila Rabelo II, em Sobradinho II, que ganharam uma árvore de Natal enfeitada, um presépio, uma toalha de

Leia mais »

Santo Antônio

A tradição do Pão de Santo Antônio é secular e nós, como verdadeiros cristãos, temos o dever de continuar essa Santa Tradição. Iremos, como povo de Deus, realizar celebrações virtuais no período de 1º a 13 de junho, finalizando no sábado, dia 13 com a distribuição de pães, em nosso Santuário, em regime de Drive Thru. Temos ao todo o limite de

Leia mais »