Mais segurança, mais verde: por um ambiente melhor para todos!

Obras no Santuário estão a todo o vapor e são o reflexo da preocupação da nova gestão que visa prevenção e o bem-estar da comunidade, dos visitantes e dos religiosos

A reconstrução da marquise principal do Santuário é a obra maior e mais complexa

Por Letícia Oliveira

Logo depois de sua posse em 19 de janeiro, o pároco e reitor, Frei João Benedito de Araújo OFMConv., que já havia sido informado da necessidade de algumas reformas estruturais, arregaçou as mangas para resolver os problemas já informados, e problemas que foram surgindo um após o outro desde a sua chegada. Tudo está sendo realizado desde o dia 17 de fevereiro e a previsão inicial de entrega para o final do mês, está com previsão de antecipação para o próximo final de semana (14/15 de março).

A mais grandiosa, complexa e dispendiosa obra é da demolição e reconstrução da marquise principal do Santuário, em frente a Nave superior. A estrutura, por anos, sofreu impactos causados por infiltração e teve o aço completamente consumido. “Por força de segurança, uma vez que a marquise estava condenada, tivemos que demolir e refazer, dando mais segurança e dobrando a área da estrutura, atendendo inclusive um público específico, o das noivas, que antes estavam sujeitas às chuvas e às intempéries”, contou Frei João Benedito. A marquise anterior pesava 30 toneladas e nova terá 5 toneladas e vai cobrir toda a entrada do Santuário.

Outras obras

O pároco e reitor também declarou que não esperava que todas as demais obras seriam feitas por agora. “Mas não podiam ser adiadas, principalmente a marquise que tinha risco de queda”, revelou o Frei. A administração também constatou que o vazamento nas salas da catequese era devido às telhas que já estavam rompidas, foram substituídas 140 telhas. Também está sendo refeita a estrutura do telhado da Casa Paroquial, que caiu e provocou uma inundação sobre a laje.

Uma necessidade que surgiu dado ao janeiro chuvoso porque passou Brasília, levou às obras no forro do pátio. “Num sábado, dia de casa cheia, um vento forte carregou o forro do pátio, sabíamos que a estrutura precisava de reforma, mas esperávamos fazê-la mais adiante”, explicou Frei João Benedito. A frágil estrutura de sustentação foi refeita, o forro foi retirado e está sendo levantado e substituído nas partes em que estava danificado. Com isso, é diminuída a área de incidência do vento.

Também houve constatação de vazamento em uma das duas caixas d’água instaladas na torre do Santuário. O Frei já deu encaminhamento para resolução do problema e também para checar se há outros danos causados pelo tempo e que seja providenciada a limpeza das caixas.

Para o bem-estar e embelezamento, para comunidade, religiosos e visitantes, uma questão que necessita ser bem cuidada também, o pároco e reitor providenciou duas medidas. Uma delas, a reforma da antiga Sacristia, que fica paralela à Secretaria, na entrada do Santuário, transformando-a numa sala para atendimento do acompanhamento espiritual da comunidade pelos frades. É elevado o número de fiéis que realizam esse atendimento.

A outra foi a instalação dos belos 13 vasos com coqueiros no pátio do Santuário. “Me incomoda muito Brasília ter se transformado numa cidade em que se vê cimento para todo o lado”, lamentou Frei João Benedito, porém agiu: “os coqueiros são bonitos, eu gostei do resultado, a comunidade também, e as plantas suportam todas as intempéries.

O Santuário São Francisco de Assis prevê que todos os problemas constatados estejam resolvidos até a Páscoa.

Veja outras notícias

Imaculada Conceição recebe nova pintura

A Imagem da Imaculada Conceição, localizada na coluna dianteira da Basílica Santuário São Francisco de Assis, passou por um processo de pintura neste sábado, 29, como parte dos preparativos para a Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada no próximo dia 8 de dezembro. A escultura presente na Basílica é uma réplica da imagem instalada na Piazza Mignanelli, próxima à Praça de

Leia mais »

É criado o “Projeto Voluntário” para auxiliar a Conferência de Santa Clara

Ana Angelica e Celso formaram em novembro deste ano, o grupo chamado “Projeto Voluntário” que tem por objetivo ajudar as atividades promovidas pela Conferência de Santa Clara do Santuário São Francisco de Assis. Eles visitaram no último sábado (7) oito famílias da Vila Rabelo II, em Sobradinho II, que ganharam uma árvore de Natal enfeitada, um presépio, uma toalha de

Leia mais »

Celebrar em família o 3º Domingo da Páscoa

Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas. Veja a íntegra do documento

Leia mais »