A Imagem da Imaculada Conceição, localizada na coluna dianteira da Basílica Santuário São Francisco de Assis, passou por um processo de pintura neste sábado, 29, como parte dos preparativos para a Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada no próximo dia 8 de dezembro.
A escultura presente na Basílica é uma réplica da imagem instalada na Piazza Mignanelli, próxima à Praça de Espanha, em Roma. A tradição ligada a esse monumento remonta ao século XVIII. Em 17 de setembro de 1777, durante obras de ampliação do mosteiro das freiras da SS. Concepção de Santa Maria em Campo Marzio, na capital italiana, foi encontrada uma antiga coluna de mármore cipollino com 11,81 metros de altura e 1,45 metro de diâmetro.

A estrutura foi desenterrada com grande participação popular e, sobre ela, se decidiu instalar uma estátua de bronze da Virgem Maria. O projeto foi confiado ao arquiteto Luigi Poletti, e o monumento foi inaugurado em 8 de dezembro de 1857 pelo Papa Pio IX.
Quase um século depois, em 1953, iniciou-se uma nova tradição: a oferta de um ramo de flores ao monumento todo dia 8 de dezembro, por desejo do Papa Pio XII. Desde então, esse gesto se manteve na agenda dos pontífices, expressando a relação especial entre o Bispo de Roma e sua cidade.
Na Basílica Santuário São Francisco de Assis, essa tradição também é vivida com devoção. Todos os anos, no dia 8 de dezembro, após a Santa Missa das 19h, um ramo de flores é colocado nas mãos de Nossa Senhora, seguido de uma chuva de pétalas em honra à Imaculada Conceição, celebrando sua presença materna e seu cuidado sobre toda a comunidade.

