Concluída a 1ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário

Foi concluído na manhã desta sexta-feira, 11, a 1ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário da Província São Maximiliano Kolbe do Brasil. Sendo celebrado no auditório do Centro Franciscano de Educação e Cultura (CFEC), em Brasília, desde a última segunda-feira, 07, o Capítulo reuniu 48 frades de todas as presenças de nossa Província em todo o país e do mundo. Frades de outras Províncias e Custódias também foram convidados a participar.

A assembleia teve como objetivo analisar o último quadriênio (2015 – 2019) e escolher os frades que guiarão as obras franciscanas pelos próximos quatro anos (2020 – 2023). Estiveram presentes o Ministro Geral, Frei Carlos Trovarelli (OFMConv), que conduziu o Capítulo; e também o Definidor Geral e Assistente Geral da Federação da América Latina e Caribe (FALC), o Frei Rogério Xavier (OFMConv.), que foi também o assistente capitular.

Dentre as principais decisões deste encontro, tivemos, na quinta-feira pela manhã, 10, a eleição em primeiro turno do novo Ministro Provincial, o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), que residia no Convento São José, em Niquelândia (GO). Lá, ele atuava como pároco do Santuário centenário e de mesmo padroeiro. Hoje, 11, o Frei Gilberto celebrou na Capela São Francisco de Assis a primeira Missa como provincial.

Mais tarde no mesmo dia, foram eleitos durante o plenário os integrantes do Governo Provincial. Como novo secretário está o Frei Paulo Maria Geovani (OFMConv.), que residia na Casa Filial Santa Clara de Assis, no bairro Sol Nascente, em Ceilândia (GO). O frade retornou ao Brasil no passado, após estudar por alguns anos o curso de Teologia Moral no Colégio Internacional Seraphicum, em Roma.

Já os definidores são, o Frei Flávio Freitas (OFMConv.), que era Missionário da Amazônia em Juruá (AM) e agora está como vice-provincial; o Frei Stanislaw Ocetek (OFConv.), que residia na Casa Filial Santa Clara de Assis, em Anápolis (GO), o Frei Josué Pereira (OFMConv.), que era vigário no Convento e Santuário Jardim da Imaculada, em Cidade Ocidental (GO); e o Frei Israel Sobrinho, que residia no Convento São Maximiliano Kolbe, em Águas Lindas (GO).

As sessões eletivas ocorreram após três dias de análise dos últimos quatro anos. O Provincial anterior, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.) apresentou o relatório de seu governo na terça-feira. Assim como o ecônomo, Frei Hoslan Guedes (OFMConv.) também o fez prestando contas sobre os números de entradas e saídas da Província, abordando as obras realizadas e demais gastos.

Em seguida, na quarta-feira, 09, os vogais, ou seja, os frades votantes do capítulo, se reuniram em grupos para debater os principais temas do governo anterior e os temas de interesse para o próximo quadriênio. Estes 48 frades foram escolhidos nos primeiros meses de 2019 como delegados para representar cada convento.

As sessões de plenário eram fechadas ao público e delas era permitido somente a participação dos frades. Estiveram presentes ainda, o Frei Ronaldo Gomes, atual custódio da Custódia Provincial Imaculada Conceição do Brasil; e o Frei Clévis Mafra (OFMConv.), custódio da Custódia Provincial São Boaventura.

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/

Veja outras notícias

A Semana das semanas vivida intensamente pela comunidade do SSFA

A Semana Santa de 2020 do Santuário São Francisco de Assis foi emocionante e totalmente diferente dos anos anteriores. Devido à pandemia que estamos vivendo, os fiéis não puderam participar presencialmente, mas participaram com os ramos pendurados nas portas, com as toalhas estendidas nas janelas e com muita reverência toda vez que os carros de som passavam pelas quadras. No

Leia mais »

Nota para a comunidade católica do Noroeste

Celebrações suspensas em função do novo decreto do GDF Brasília, 14 de março de 2020. Caríssimos irmãos e irmãs, Paz e bem! Diante da situação sanitária que nos encontramos e depois do novo decreto do Governador do DF, tendo rezado e ponderado com diversas pessoas, faço saber que as celebrações no Noroeste ficam suspensas enquanto vigorar a atual decisão do

Leia mais »

Mensagem do Ministro Provincial para o Natal

Desejo que essa carta encontre todos em paz e em concórdia neste belíssimo tempo do Natal. “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco” (Mt 1,23). Sentimos essa presença de Deus com nossa Província nestes períodos da primeira fase e segunda fase do V Capítulo Provincial Ordinário. Sabemos que

Leia mais »