Concluída a 1ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário

Foi concluído na manhã desta sexta-feira, 11, a 1ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário da Província São Maximiliano Kolbe do Brasil. Sendo celebrado no auditório do Centro Franciscano de Educação e Cultura (CFEC), em Brasília, desde a última segunda-feira, 07, o Capítulo reuniu 48 frades de todas as presenças de nossa Província em todo o país e do mundo. Frades de outras Províncias e Custódias também foram convidados a participar.

A assembleia teve como objetivo analisar o último quadriênio (2015 – 2019) e escolher os frades que guiarão as obras franciscanas pelos próximos quatro anos (2020 – 2023). Estiveram presentes o Ministro Geral, Frei Carlos Trovarelli (OFMConv), que conduziu o Capítulo; e também o Definidor Geral e Assistente Geral da Federação da América Latina e Caribe (FALC), o Frei Rogério Xavier (OFMConv.), que foi também o assistente capitular.

Dentre as principais decisões deste encontro, tivemos, na quinta-feira pela manhã, 10, a eleição em primeiro turno do novo Ministro Provincial, o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), que residia no Convento São José, em Niquelândia (GO). Lá, ele atuava como pároco do Santuário centenário e de mesmo padroeiro. Hoje, 11, o Frei Gilberto celebrou na Capela São Francisco de Assis a primeira Missa como provincial.

Mais tarde no mesmo dia, foram eleitos durante o plenário os integrantes do Governo Provincial. Como novo secretário está o Frei Paulo Maria Geovani (OFMConv.), que residia na Casa Filial Santa Clara de Assis, no bairro Sol Nascente, em Ceilândia (GO). O frade retornou ao Brasil no passado, após estudar por alguns anos o curso de Teologia Moral no Colégio Internacional Seraphicum, em Roma.

Já os definidores são, o Frei Flávio Freitas (OFMConv.), que era Missionário da Amazônia em Juruá (AM) e agora está como vice-provincial; o Frei Stanislaw Ocetek (OFConv.), que residia na Casa Filial Santa Clara de Assis, em Anápolis (GO), o Frei Josué Pereira (OFMConv.), que era vigário no Convento e Santuário Jardim da Imaculada, em Cidade Ocidental (GO); e o Frei Israel Sobrinho, que residia no Convento São Maximiliano Kolbe, em Águas Lindas (GO).

As sessões eletivas ocorreram após três dias de análise dos últimos quatro anos. O Provincial anterior, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.) apresentou o relatório de seu governo na terça-feira. Assim como o ecônomo, Frei Hoslan Guedes (OFMConv.) também o fez prestando contas sobre os números de entradas e saídas da Província, abordando as obras realizadas e demais gastos.

Em seguida, na quarta-feira, 09, os vogais, ou seja, os frades votantes do capítulo, se reuniram em grupos para debater os principais temas do governo anterior e os temas de interesse para o próximo quadriênio. Estes 48 frades foram escolhidos nos primeiros meses de 2019 como delegados para representar cada convento.

As sessões de plenário eram fechadas ao público e delas era permitido somente a participação dos frades. Estiveram presentes ainda, o Frei Ronaldo Gomes, atual custódio da Custódia Provincial Imaculada Conceição do Brasil; e o Frei Clévis Mafra (OFMConv.), custódio da Custódia Provincial São Boaventura.

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/

Veja outras notícias

Santo Antônio

A tradição do Pão de Santo Antônio é secular e nós, como verdadeiros cristãos, temos o dever de continuar essa Santa Tradição. Iremos, como povo de Deus, realizar celebrações virtuais no período de 1º a 13 de junho, finalizando no sábado, dia 13 com a distribuição de pães, em nosso Santuário, em regime de Drive Thru. Temos ao todo o limite de

Leia mais »

Paixão e Ressureição nas janelas da Comunidade Franciscana

A comunidade da Capela Santo Antônio de Pádua já se adiantou, a pedido do pároco e reitor, ensaiou a colocação das toalhas nas janelas para a Paixão e Ressureição do Senhor Por Graça Luongo e Letícia Oliveira Viver de maneira intensa a realidade da fé Cristã em tempos de enfermidade. Essa é a proposta do Santuário de Assis para a

Leia mais »

Apesar das minhas fraquezas, eu posso ir muito além de onde estou!

Na Mensagem litúrgica do VII domingo do tempo comum, celebrada por Frei Cristiano Freitas OFMConv., foi dada continuidade ao Sermão da Montanha, que proclama as bem-aventuranças. Por Ribamar Araújo Na primeira leitura (Levítico 19, 1-2.17-18), ainda no antigo testamento “O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: ‘Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque

Leia mais »