Como surgiu a tradição da distribuição de pães?

Ela nasceu em função de um de seus inúmeros milagres.

Contam os registros que, Tomazinho, uma criança de 1 ano e 8 meses, estava brincando sozinho, quando a mãe dele foi chamá-lo, encontrou-o sem vida, afogado em uma vasilha com água. Desesperada, ela invocou a ajuda de Santo Antônio.

Durante sua oração, fez uma promessa: se conseguisse a graça de ter seu filho vivo novamente, ela daria aos pobres a quantidade de pão proporcional ao peso do bebê. O menino retornou a vida e deu início a tradição. Hoje em dia, muitos fiéis costumam levar pães para serem abençoados na Missa dedicada ao Santo e, depois, fazem a distribuição para amigos e familiares em sinal de agradecimento ou em forma de um pedido especial a Santo Antônio.

O Santo nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica, com o nome de Fernando de Bulhões, foi educado em Coimbra.

Aos 15 anos, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Nesse tempo, a fama de Francisco de Assis já percorria Portugal. Em 1220, a chegada à Coimbra das relíquias de cinco mártires franciscanos mortos em Marrocos, levou o jovem Fernando a entrar para a ordem dos Franciscanos. Ele adotou o nome de Antônio e partiu para Marrocos, de onde partiu logo por motivo de uma doença tropical, com a intenção de ir para a Espanha, mas uma tempestade o levou para a Sicília, de onde foi para Assis e conheceu São Francisco.

Foi destinado a desenvolver seu ministério na Itália, em Pádua, onde morreu em 13 de junho de 1231, com 36 anos, e muito doente, depois de uma intensa vida de pregação e muito milagres.

Somente de Santo Antônio nós fazemos uma TREZENA, e não uma NOVENA, e isto por dois motivos: Um devocional, em vida a fama do Santo era de fazer treze milagres por dia; um histórico, este foi o santo canonizado mais rapidamente na Igreja (31/05/1232). Na ocasião, o Papa decidiu canonizá-lo, no processo, que precisava de três milagres. Foram recolhidos 53, e não houve tempo para comunicar aos frades a data da celebração.

Os frades tiveram somente 13 dias para preparar a primeira festa em Pádua, e para isto a cidade se reunia toda noite para rezar e para preparar a solenidade, nascia assim a trezena do Santo.

Santo Antônio é o santo mais famoso e devotado da Igreja, venerado em muitas religiões. O doutor da Igreja é amado pela gente simples. O pobre e doente que é lembrado no momento de desespero e doença. O celibatário recordado no momento de encontrar um casamento. O Santo Franciscano que encontrou um sentido para sua vida no Senhor e é invocado para encontrar as coisas perdidas.

A este Santo, neste ano de um modo especial, queremos suplicar a benção para que seja superada esta pandemia, e que levando o pão para nossas casas e para as pessoas que amamos, possamos contar com a intercessão do santo de Lisboa, de Pádua, e do mundo todo.

Santo Antônio, rogai por nós!

RESERVE AQUI SEU PÃO

Veja outras notícias

Entenda o que é o Capítulo Provincial Ordinário

Na Ordem Franciscana existem três Capítulos: o Geral, Provincial e o Local, cada um com suas devidas características. Foram criadas no tempo de São Francisco de Assis com o objetivo de promover a fraternidade entre os frades. São Francisco dividiu este encontro em duas fases: a primeira trataria sobre as coisas de Deus e temas relacionados ao assunto, e ordenou

Leia mais »

Misericórdia em tempos de pandemia

Inspirados na vida e obra de Santa Dulce dos Pobres, paróquias do Distrito Federal se unem para permanecerem solidárias e minimizarem carências das pessoas mais necessitadas das áreas de vulnerabilidade. Doações poderão ser feitas por Drive Thru. No próximo domingo (19), Dia da Misericórdia, o Santuário São Francisco de Assis e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora

Leia mais »

Festividades em Comemoração ao dia de São Francisco de Assis – 2020

O Santuário São Francisco de Assis informa que no dia 04 de outubro, domingo, serão realizadas as celebrações em homenagem ao dia do Santo Padroeiro. Dentro das atividades, serão realizadas missas, benção dos animais (com horário reduzido) e venda de marmitas para o almoço e jantar. As comemorações terão início no dia 03 de outubro, sábado, com a Santa Missa

Leia mais »