Sacrossanta Basílica Menor Santuário São Francisco de Assis

Me dirijo a todos vocês, paroquianos e devotos de São Francisco, neste momento de sofrimento e de tristeza, com a saudação franciscana em nome de toda a nossa comunidade dos frades que vivem e que damos assistência pastoral a esta parcela do povo de Deus.

Caros irmãos e irmãs

Paz e bem!

“Ele nos consola em toda a nossa tribulação” (2Cor 13). O momento histórico que vivemos nos convida a reaviarmos a nossa fé: Deus não é o autor deste nosso sofrimento e nem nos abandona quando somos sofredores, mas é um Deus que, como insiste Jesus, é um Pai misericordioso, o Médico que se aproxima dos enfermos, o Pastor que se doa pelas ovelhas e um Senhor cheio de compaixão para com seus filhos.

“Para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação” (2Cor 13). A certeza deste amor de Deus, deve fazer com que busquemos ser também, em um mundo que perde a esperança, um sinal de misericórdia, amor e compaixão. Olhemos em torno a nós e seguramente encontraremos pessoas que estão sofrendo neste momento e que precisam de ajuda. O perigo atual é que estamos perdendo a capacidade de compaixão e resiliência. Mais do que nunca precisamos afirmar a nossa disposição de não perder a esperança e de amarmo-nos uns aos outros, com gestos concretos, como Ele nos amou. E Ele nos amou dando a vida por nós.

Irmãos e irmãs, desta casa da Igreja, o Santuário que sempre lhes acolheu, sentimos vivamente a tristeza por este momento: a ausência do povo de Deus. Felizmente Ele não nos deixou, não nos abandonou e diante d’Ele rezamos quotidianamente por todos e cada um de vocês. Garantimos que vamos fazer todo o possível para sustentar o nosso povo, para ser perseverante no caminho da fé e que exerceremos o nosso ministério sacerdotal na intercessão pelo povo de Deus a nós confiado, com todo o zelo e amor pastoral de que somos capazes.

Durante este tempo, nós recomendamos a todos vocês, individualmente e em família, de rezar suplicando a graça do Senhor para este momento. Não somente pedir a saúde do corpo, mas que o Senhor nos conserve a saúde da mente e do espirito. Que possamos sair fortificados na fé depois de toda esta situação. Rezem, acompanhem a liturgia, leiam a Palavra de Deus, recitem o Rosário, aproveitem para viver a dimensão familiar e se fortificarem na fé para retomarem depois as diversas atividades.

Além da dimensão familiar, acompanhem as celebrações das missas que serão transmitidas em nossas redes sociais (Facebook @ssfa.bsb) de segunda-feira a sábado às 11:40h e aos domingos às 8h, 11:40h e 19h. Estas missas serão retransmitidas ao longo do dia.

Em diversos momentos, os frades desta comunidade chegarão até vocês com meditações e orações, para que possamos viver essa nossa Quaresma e quarentena em comunidade de fé e de amor.

Enfim, pedimos a você, dizimista e benfeitor das nossas instituições, que continue a colaborar conosco. Estamos vivendo tempos difíceis também economicamente e precisamos da sua ajuda para poder honrar os nossos diversos compromissos. A Secretaria do Santuário estará aberta das 8 às 18h de todos os dias.

Suplicamos a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes e de São Francisco de Assis sobre todos e cada um de vocês.

Com amor fraterno e benção franciscana,

Frei João Benedito e demais frades do Santuário