Arquidiocese acolhe novos Decretos do GDF e Igrejas serão reabertas

Decretos governamentais nº 41.105 e nº 41.135 permitem a abertura de todas as igrejas e consentem que crianças menores de 12 anos participem presencialmente das atividades religiosas.

A notícia de terça-feira (25), foi recebida com bastante alegria pelo Santuário São Francisco de Assis. O nosso Administrador Diocesano de Brasília, José Aparecido Gonçalves de Almeida, encaminhou a todas as Igrejas da Arquidiocese o Protocolo da Secretaria Episcopal 057/2020. O documento traz a permissão para a participação presencial de crianças menores de 12 anos nas Santas Missas, segundo previsão dos Decretos do Governador do Distrito Federal, que também permitem a abertura de todas as Igrejas.

Entretanto, importante ressaltar que as medidas sanitárias não foram suspensas pelos decretos, e a fiscalização pretende permanecer atuante. Por isso, continuaremos a disponibilizar os produtos para higienização de mãos e calçados. Nossas cadeiras permanecerão com a demarcação específica para garantir o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, assim como as fileiras permanecerão recuadas para garantir a distância entre os fiéis. Mediremos a temperatura de todos os fiéis que ingressarem no Templo, ela não pode estar igual ou superior a 37,3, para garantir a sua segurança e a segurança de todos. Não temos autorização para permitir o acesso de pessoas com as seguintes comorbidades: doença cardíaca, doença pulmonar, doença oncológica, hipertensão arterial, diabetes, e sistema imunitário comprometido. Pedimos aos fiéis que evitem o contato físico entre si, e insistiremos, por amor a você, e por amor ao próximo, não poderemos permitir a permanência em nossas celebrações de pessoas sem a máscara facial.

Ainda em atenção à carta da Arquidiocese de Brasília, informamos que todos os protocolos sanitários estabelecidos na prevenção do COVID-19 continuarão sendo observados pelo Santuário São Francisco de Assis. Por isso, nossos horários de celebração permanecerão, de segunda à sexta-feira, às 7h, às 12h15 e às 19h; aos sábados, às 7h e às 18h30; e aos domingos, às 6h30, às 8h30, às 10h30, às 12h30, às 15h, às 17h e às 19h, todas, na Nave Superior, onde podemos garantir a ventilação e ainda que as celebrações não provoquem aglomerações. Já afixamos as informações sobre a capacidade total do estabelecimento, metragem quadrada e quantidade máxima de frequentadores permitida.

Dom José Aparecido reafirmou neste protocolo a vedação de realização de missas com pessoas dentro de seus veículos, e ainda permanecem suspensos os encontros de catequese presenciais, em especial os preparatórios para o recebimento da 1ª Eucaristia e do Crisma. Por medida cautelar, no Santuário, todas as atividades pastorais presenciais, no Santuário São Francisco de Assis, permanecerão suspensas. Permaneceremos abertos para a Adoração ao Santíssimo Sacramento das 7h às 20h na Cripta, e com o Santíssimo exposto, no período matutino. O documento da Arquidiocese deixa claro que a participação presencial às Santas Missas não é obrigatória, considerando o tempo que vivemos, de crise sanitária, e que a comunhão sacramental pode ser substituída por oração pessoal, ou em família, acompanhada de comunhão espiritual.

Veja outras notícias

A salvação é a única predestinação para a qual Deus nos criou

Temos uma só predestinação: todos fomos criados para sermos salvos, Deus não nos criou para a perdição, para a condenação eterna. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Fernando Carlomagno Mensagm Litúrgia – 11/07/21 Primeira Leitura (Am 7,12-15) Responsório (84/85) Evangelho (Mc 6,7-13)   Em sua homilia da missa das 19h, do dia 11/07/21, o Frei João Benedito afirmou que havia diversos temas

Leia mais »

Somos mais que vencedores naquele que nos amou até a morte na cruz

A cruz de Cristo deve ser motivação para ressignificar a vida Texto: Ana Bratriz dos Santos e Kelsiane Nunes Fotos: Kelsiane Nunes No Santuário, os fiéis puderam participar das celebrações da Paixão de Cristo em dois momentos: às 15h, com a presidência de Frei Flávio Freitas (OFMConv), e às 19h, presidida por Frei João Benedito (OFMConv ). Frei Flávio, durante

Leia mais »

São Pedro e São Paulo: as duas colunas da Igreja

Pedro e Paulo participaram do nascimento e desenvolvimento da Igreja nascente junto com Cristo Fotos: Fernando Carlomagno Texto: Patrícia Gomes   Mensagem Litúrgica Primeira Leitura (At 12,1-11) Responsório (33) Segunda Leitura (2Tm 4,6-8.17-18) Evangelho (Mt 16,13-19) A missa das 19h foi a do padroeiro e, em sua homilia, o Frei Gilberto falou sobre a importância da Confraria de São Francisco.

Leia mais »