Aproximar-se da Imaculada Conceição é aproximar-se de Jesus

Dom José Aparecido, Administrador Arquidiocesano de Brasília, celebrou missa em honra a Imaculada Conceição de Maria

 

Texto: Patrícia Gomes
Fotos: Gerlania Moraes

Em solenidade que encerrou a novena da Imaculada Conceição, o Administrador Arquidiocesano, Dom José Aparecido, disse em sua homilia que a devoção à Imaculada em todo o ocidente se deve à evangelização dos franciscanos e à atuação do santo franciscano São Maximiliano Maria Kolbe. Também explicou que algumas pessoas contestavam o privilégio de Maria ser Imaculada, já que para ser considerado santo ou livre do pecado era preciso se lavar no sangue de Cristo derramado na Cruz. No entanto, segundo o que explicou Dom José Aparecido, Jesus Cristo é o senhor do tempo e da história e, por isso, avançou no tempo e ultrapassou os limites para que Maria fosse considerada Imaculada. A própria oração da coleta diz que Maria foi preservada do pecado original em previsão dos méritos de Cristo na cruz.

Dom José Aparecido recordou ainda em sua homilia que o Papa Francisco convocou a todos para um ano Josefino, ou seja, um ano de grande amor a São José, que foi o guardião dos dois tesouros de Deus aqui na terra: Jesus e Maria. Aproximar-se de José e Maria é sobretudo.

A Virgem é reconhecida como a nova Eva, porém o que Eva perdeu não se compara com o que ganhamos por obra de Maria, quando a Virgem disse: faça-se, cumpra-se em mim a Palavra de Deus. Algumas expressões nos deixam um pouco assustados: quando Jesus chama Maria de mulher por duas vezes – a primeira nas bodas de Canaã e a segunda no alto da cruz. Porém, Dom José explicou que Jesus chamou o nome correto, uma vez que mulher era o nome dado a mãe de todos os viventes na criação, como narrado em Gênesis. Era uma indicação de que ela era a mãe da nova criação, sem a mancha do pecado original.

O bispo lembrou que o povo brasileiro é grande devoto de Maria e finalizou exortando os fiéis a pedirem a interseção dela. “Peçamos, pois que ela abra as portas do paraíso para entrarmos na casa do Pai quando ele nos chamar. Que Ela nos proteja, nos defenda, e nos inspire assim como inspirou a família franciscana e São Maximiliano Maria Kolbe”.

Veja outras notícias

Inscrições para a catequese encontram-se abertas!

Estão abertas as inscrições para a catequese 2021 para crianças (5 a 12 anos) que estão na fase de Iniciação à Vida Cristã, jovens (13 a 17 anos) que irão se preparar para a Crisma e, também, Crisma de adultos. Para as crianças e os jovens, as inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de fevereiro na secretaria da paróquia. No dia 06 de fevereiro, das 9h às 12h, teremos um

Leia mais »

Ministro Provincial está em Visita Fraterna por nossa Província

Continuando as atividades da Província São Maximiliano Kolbe, o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), novo Ministro Provincial, tem se preparado para a celebração da 2ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário. Desde a semana passada, o frade tem participado de um verdadeiro itinerário de Visitas Fraternas às nossas presenças franciscanas em todo o país. Os encontros têm como objetivo não

Leia mais »

Pentecostes: um tempo novo na Igreja pela força do Espírito Santo de Deus

A festa de Pentecostes nos recorda que os diversos carismas da Igreja devem ser vividos em função do bem comum Texto: Patrícia Gomes Fotos: Luciano Cardoso Mensagem Litúrgica da Solenidade de Pentecostes Primeira Leitura: At 2, 1-11 Salmo: 103 Segunda Leitura: 1Cor 12, 3b-7.12-13 Evangelho: Jo 20, 19-23 Com a solenidade de Pentecostes concluímos o ciclo da Páscoa e renascemos

Leia mais »