A Santa Ceia é a prefiguração do sacrifício de Cristo na cruz

Ao se despedir dos apóstolos, além de nos deixar uma lição de amor ao próximo, Cristo institui os sacramentos da Santa Eucaristia e da Ordem Sacerdotal

Mensagem Litúrgica da solenidade da Santa Ceia do Senhor
Primeira Leitura: Êxodo 12,1-8.11-14
Salmo Responsorial: Salmo 115
Segunda Leitura: 1 Coríntios 11,23-26
Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)

Texto: Kelsiane Nunes

Fotos: Aureni Brito e Valcir Rosa

Hoje (01), foi celebrada Santa Ceia do Senhor. A despedida de Cristo dos apóstolos também é o momento em que Ele instituiu os sacramentos da Santa Eucaristia e da Ordem Sacerdotal. A memória deste momento foi celebrada em dois momentos no Santuário: na missa das 18h celebrada por Frei Jailton e às 20h por Frei João Benedito.

Durante a homilia da missa das 18h, Frei Jailton advertiu que assim como Jesus nos mostrou que devemos servir aos irmãos, ao lavar os pés dos apóstolos, nós que comungamos a Santa Eucaristia devemos adotar a mesma atitude. “Nossa força está no serviço”, afirmou. “Não tem como ser Igreja sem ter esse sentimento de compaixão pelo outro”, complementou.

“Nossa força está no serviço” afirmou Frei Jailton a meditar sobre o ato de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos

Frei João Benedito, que celebrou a missa das 20h, explicou, durante a homilia, que ao se despedir dos apóstolos na última ceia, Cristo demonstra por meio do pão e do vinho a vontade de se doar a nós. “De algum modo, hoje, nós podemos dizer que é a celebração ritual da Páscoa”, afirmou. Na Santa Ceia, segundo o celebrante, Jesus ritualiza o seu sacrifício e pede para que continuemos a vivê-lo em nossos dias.

O celebrante também afirmou que durante a Santa Ceia, o amor fraterno expresso no serviço aos irmãos foi um gesto fundamental de Cristo para nós, além de instituir a Eucaristia e o Sacramento da Ordem. Ele alertou que muitas vezes esquecemos deste grande ensinamento.

 

Confira na íntegra a homilia proferida por Frei Jailton e  Frei João Benedito durante a missa das 18h:

 

 

 

Veja outras notícias

35 alunos recebem certificado do curso de confeitaria e salgados dos Vicentinos de Santa Clara

No último dia 18, 35 alunos do curso de confeitaria e salgados do Centro Comunitário Antonio Frederico Ozanan, localizado na Vila Rabelo receberam o certificado. Esta capacitação foi organizada pela Conferência Santa Clara de Assis do Santuário São Francisco de Assis que realizam atividades para as famílias carentes. Foram três meses de aulas intercalando palestras sobre segurança do trabalho, higiene,

Leia mais »

7º Acampamento Sênior da Basílica 

Estão abertas as inscrições e o evento ocorrerá no feriado de Carnaval É com grande alegria que informamos que o 7º Acampamento Sênior já tem data marcada: de 14 a 17 de fevereiro de 2026. Serão quatro dias de muita oração, reflexão e a presença do Espírito Santo em cada momento. A oportunidade de participar deste encontro transformador com Deus

Leia mais »

Encontro de provinciais e secretários da Ordem ocorre em Roma

Desde domingo (19), o Ministro Provincial Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.) e o Secretário Frei Paulo Maria (OFMConv.), da Província São Maximiliano Kolbe do Brasil, estão em Roma para participar do Encontro dos novos Provinciais e Secretários. O evento tem por objetivo aproximar os ministros e secretários recém-eleitos do governo geral da Ordem, e consequentemente, apresentar a realidade da Cúria

Leia mais »