A exemplo de Maria, caminhemos com fé e na esperança de que Cristo virá

Em missa que deu início a novena da Imaculada Conceição, Dom Joel Portella exorta os fiéis a manter a perseverança mesmo em momentos difíceis, assim como Maria fez

Texto: Patrícia Gomes
Fotos: Fernando Carlomagno

Dom Joel Portella, em sua homilia deste domingo (29/11), destacou que a palavra esperança permeia todo o advento, pois caminhamos confiantes na espera do Cristo que virá. Muitas vezes, em meio aos sofrimentos, podemos fazer várias perguntas: Quando o Senhor virá? O Senhor não está vendo meu sofrimento? Por que sofro tanto? Mas é nessa hora que precisamos nos voltar para a figura de Maria, que não teve uma vida tranquila.

Apesar de ter tido bons momentos junto com a família de Nazaré, Maria viu seu filho nascer em um lugar difícil; Herodes quis matar Jesus, o seu filho desapareceu e ao final de tudo foi morto. Diante de toda essa trajetória, Maria se manteve confiante e esperançosa de que viriam as manifestações vindas do céu.

Dom Joel afirma que o advento nos faz lembrar que o mesmo Senhor que veio na simplicidade de uma manjedoura voltará em poder e glória para vencer toda dor e sofrimento, especialmente a morte. Ao longo de toda a história da humanidade, Cristo se fez presente de várias formas. Nunca ficamos abandonados ou esquecidos no meio do caminho. Se a nossa realidade hoje é dura e sofrida, se há pandemia e outras dores, nossa mente precisa estar lá na frente com fé e esperança.

Perceber o Cristo que se faz presente hoje é ter uma atitude de vigilância, conforme nos pediu o evangelho: O que vos digo, digo a todos: “vigiai!”. “Peçamos à Maria nessa novena da Imaculada Conceição que nos ajude a seguir adiante cheios de fé e esperança”, finalizou o bispo.

Veja outras notícias

Arquidiocese acolhe novos Decretos do GDF e Igrejas serão reabertas

Decretos governamentais nº 41.105 e nº 41.135 permitem a abertura de todas as igrejas e consentem que crianças menores de 12 anos participem presencialmente das atividades religiosas. A notícia de terça-feira (25), foi recebida com bastante alegria pelo Santuário São Francisco de Assis. O nosso Administrador Diocesano de Brasília, José Aparecido Gonçalves de Almeida, encaminhou a todas as Igrejas da Arquidiocese o

Leia mais »

Reencontros e diversão marcam edição do Arraiá do Santuário

Em 2021, apesar de ocorrer de forma adaptada, o clima de festa junina não abandonou a festa.   Texto: Kelsiane Nunes Fotos: Fernando Carlomagno As noites da última sexta-feira (30) e sábado (31) no Santuário São Francisco foram marcadas pela animação de mais uma edição do Arraiá do Santuário. Cores, sabores e músicas invadiram o estacionamento superior e o salão de

Leia mais »

Francisco nos ensina a viver a fraternidade, a pobreza e a comunhão com a Igreja

“Ao longo desses 40 anos conseguimos cultivar uma grande devoção a São Francisco no nosso Santuário e gostaria muito que a espiritualidade do nosso padroeiro estivesse presente na comunidade”, afirmou Frei João Benedito em sua homilia. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Aureni Brito, Fernando Carlomagno e Frei Henrique   Mensagem Litúrgica – 03/10/21 Celebrante – Frei João Benedito Primeira Leitura (Gn

Leia mais »