A Basílica

História

A história da nossa Basílica Santuário São Francisco de Assis foi plantada em 1975, quando Frei Agostinho Januszewicz foi enviado pela Província Imaculada Mãe de Deus na Polônia para dar início à Missão Franciscana Conventual aqui no Brasil.

Frei Agostinho trouxe consigo o lema central de São Maximiliano Maria Kolbe, que era de conquistar o mundo inteiro para Cristo, pela Imaculada.

Nos primeiros anos da Missão Franciscana Conventual aqui no Brasil, com a chegada de mais religiosos, a história foi sendo escrita com a criação das primeiras obras da província.

A Paróquia São Sebastião em Uruaçu; Paróquia São José em Niquelândia; Convento Jardim Imaculada; Paróquia de Santo Antônio na Cidade Ocidental e Paróquia São Pedro Apóstolo no Pedregal, iam materializando a fé e o trabalho desses homens, inspirados nos carismas do pai seráfico São Francisco de Assis.

Mas, seguia o desejo no coração dos primeiros frades de estabelecer-se nos territórios de Brasília, a capital do país. E o primeiro passo se deu após serem convidados pelo arcebispo para assumir a Paróquia de São Marcos e São Lucas no Setor P Norte, em Ceilândia, no Distrito Federal.

A Paróquia

Mas, ainda faltava algo que veio no dia 4 de outubro de 1981, dia de São Francisco de Assis. Nessa data, a Arquidiocese de Brasília criou uma nova paróquia no extremo da Asa Norte, confiando-a aos cuidados dos frades. No dia 1º de dezembro de 1981, a Cúria Provincial de Varsóvia emitiu o decreto de ereção do Convento de São Francisco de Assis em Brasília. Nascia ali, a história da nossa querida basílica.

De início, era apenas um pequeno barraco de madeira, nas dependências da 915 Norte. Foi ali, que o frei polonês Mieczyslaw Tiaga, que assumiu a responsabilidade de ser o primeiro pároco, morou e celebrou a primeira Santa Missa, que marcou a inauguração da paróquia.

Os primeiros anos sempre foram de muito trabalho, pois havia muito a ser feito. Era urgente e necessária a construção de uma edificação para abrigar os fiéis e desenvolver as atividades paroquiais.

Mas, mesmo antes do início das obras e apenas com um pequeno barraco, os primeiros missionários tinham um forte desejo de evangelizar, de formar comunidade e criar espírito de equipe.

Foi nesse período, que foram formados os primeiros grupos da paróquia, que foram o Conselho Paroquial, Catequese, Jovens, Sociedade São Vicente de Paula, Grupo de Oração, Dízimo, Novena de Natal em Família, Promoções Sociais e Jornal Paroquial.

Em 1982, foram construídas as primeiras obras no local, onde as atividades paroquiais passaram a se concentrar.

No espaço, foram erguidos um grande salão, salas de catequese, uma capela, auditório e a residência do pároco.

Durante quatro anos, o salão foi o coração daquela comunidade recém formada. Lá, era o centro das atividades paroquiais, era o local que recebia as missas, celebrações, reuniões e promoções sociais.

O Templo

No ano de 1986, foi construído o atual templo.

Planejou-se dois pavimentos: o de cima seria a nave principal e a parte inferior chamada de Cripta, uma igreja menor. O projeto arquitetônico audacioso tornaria o templo destaque não só no Distrito Federal, como no Brasil inteiro. Na parte externa, a torre sineira se sobressairia como um símbolo da fé que se eleva em direção ao céu de Brasília.

As celebrações eucarísticas inicialmente no barraco, em seguida no salão paroquial, desta vez iam ser transferidas para um novo local.

Em 1988, é implantada a Cripta, onde as celebrações começaram a ser feitas na capela, localizada no subsolo da nave principal.

Já no ano de 1993, foi inaugurada a nave superior, que teve seu primeiro ato litúrgico no dia 14 de novembro de 1993, com a benção do Cardeal Dom José Freire Falcão. 

Com a disponibilidade dos leigos, frades, seminaristas e as irmãs franciscanas, desde o período do barraco no fundo do lote, os carismas de São Francisco de Assis já se faziam presentes, formando uma comunidade viva e atuante e que já era exemplo para outras da região.

Com o trabalho incansável da comunidade, regida com maestria pelos párocos que passaram por ali, o serviço continuou e seguiu colhendo muitos frutos e transformando vidas.

O Santuário

Após 15 anos abrindo os caminhos da missão e levantando os tijolos das obras físicas e espirituais, o Frei Mieczyslaw se despede da igreja São Francisco de Assis, passando a missão de pároco para o Frei João Batista Maria Waigert. No ano de 2000, é a vez do Frei Casimiro Cieslik assumir a função com o objetivo de seguir a missão com as atividades paroquiais.

No ano de 2003, um novo capítulo marca a história da nossa comunidade. No dia 25 de maio, a arquidiocese de brasília instituiu a Paróquia São francisco de Assis como Santuário São Francisco de Assis, com a missão de oferecer aos fiéis meios de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a palavra de Deus e incentivando a vida litúrgica, principalmente com a Eucaristia e a Reconciliação.

Durante 20 anos como Santuário, o espaço cultivou as formas aprovadas de piedade popular, tornando-se lugar privilegiado de educação para os valores da ética, em particular a justiça, a solidariedade, a paz e a salvaguarda da criação, a fim de contribuir para o crescimento da qualidade da vida para todos.

A Basílica

No recente ano de 2023, uma nova e importante fase para a missão e para o corpo social do santuário.

No dia 3 de fevereiro, a comunidade recebeu o anúncio do parecer favorável pelo Vaticano para elevação do Santuário São Francisco de Assis a Basílica Menor, pela sua particular importância para a vida litúrgica e pastoral.

Com o título de Basílica Menor, honrado pelo Sumo Pontífice, o templo confiado aos cuidados dos frades menores conventuais estreita o vínculo particular com a Igreja Romana e com o Papa, tornando-se a primeira Basilica Menor no Distrito Federal e entorno (e, até o momento, a única). No Brasil, existem cerca de 80 Basílicas Menores criadas.

Liderada pelo trabalho do saudoso Frei João Benedito, a elevação foi concretizada no dia 13 de maio de 2023, com uma celebração histórica e abençoada.

Atualmente, a Basílica atende cerca de 4 milhões de pessoas e continua a ser um local de peregrinação, com um foco especial na vida litúrgica, oferecendo celebrações eucarísticas, confissões, e promovendo valores como justiça e solidariedade.

Sob o comando do Frei Flávio Freitas, a Basílica Santuário São Francisco de Assis segue sendo referência no Distrito Federal, carrega os dons e carismas de seu fundador, o Pai Seráfico São Francisco de Assis e o trabalho árduo da Missão São Maximiliano Kolbe e dos Franciscanos Conventuais.

Assim como São Francisco de Assis, que com seus dons e carismas transformaram o mundo com humildade, amor e profundo respeito pela criação, a Basílica Santuário São Francisco de Assis continua sendo um farol de fé, serviço e fraternidade.

Aqui, a comunidade se renova com vigor e vivacidade, celebrando a simplicidade franciscana e acolhendo todos os que buscam um espaço de paz, esperança e união. A missão de São Francisco vive e floresce neste lugar, onde cada coração encontra a oportunidade de compartilhar e vivenciar o amor divino.