FRADES - COMUNIDADE SACERDOTAL

A Comunidade Sacerdotal da Basílica Menor São Francisco de Assis é formada por frades franciscanos que, inspirados pelo carisma de São Francisco, dedicam suas vidas ao serviço do Evangelho, à oração e ao cuidado espiritual do povo de Deus. Cada frade, com sua história, dons e missão, contribui para tornar nossa Basílica um espaço vivo de acolhida, fé e fraternidade.

Nesta página, você poderá conhecer um pouco mais sobre os frades que fazem parte da nossa comunidade: seus nomes, trajetórias e os serviços que desempenham em nossa missão evangelizadora.

Reze por eles, como eles rezam por você.

Frei Flávio Freitas

Reitor e Pároco

Nascido em 17 de outubro, Frei Flávio Freitas de Amorim pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv), integrando a Província São Maximiliano Kolbe.

Foi empossado Reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília-DF, no dia 16 de junho de 2023, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Antes de assumir a Basílica, exerceu seu ministério como responsável pela Missão Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, a partir de 11 de março de 2018.

Reconhecido por seu espírito fraterno e zelo pastoral, Frei Flávio também atua como Missionário da Misericórdia na Arquidiocese de Brasília, dedicando-se ao serviço da reconciliação, da escuta e da evangelização

Frei Gilberto de Jesus Rodrigues

Ministro Provincial

Nascido em 30 de setembro de 1972 em Santana-BA, emitiu a Profissão Simples em 01 de fevereiro de 1997 e no dia 06 de dezembro de 2003 foi ordenado Sacerdote. Bacharel em Filosofia e Teologia pelo Instituto São Boaventura de Brasília. É graduado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia.
Entre 2006 e 2007, foi formador no Postulantado São Maximiliano Kolbe. De 2008 a 2015 foi pároco em Águas Lindas (GO) na Paróquia São Maximiliano Kolbe.
O frade foi pároco no Santuário São José Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, em Niquelândia-GO. Eleito Ministro Provincial no dia 10 de outubro de 2019 no V Capítulo Ordinário da Província.

Frei José Nasareno de Sousa Santos

Guardião

Nascido em Vigia (PA), no dia 03 de setembro de 1969 foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1997. Frei José Nasareno integra a Província São Maximiliano Kolbe dos Frades Menores Conventuais.
Foi pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, em Anápolis-GO, antes de assumir serviços na Basílica.

Frei Jorge Luiz Soares da Silva

Frade da Província São Maximiliano Kolbe, foi ordenado sacerdote no dia 9 de dezembro de 2000. Atualmente é Assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Possui especialização em Direito Processual Canônico e atua em pautas institucionais e eclesiais.

Frei Marcio José

Frade nascido no Pará, da Província São Maximiliano Kolbe, serve na Basílica com ênfase em ministério de pregação, oração por cura e libertação e momentos formativos da comunidade.

Frei Casimiro Cieslik

Nasceu em 12 de dezembro de 1951, no condado de Kamień, na Polônia. Professou o noviciado em 1971 e iniciou seu caminho franciscano. Foi vice-mestre dos noviços na Província de Varsóvia em agosto de 1980.

Em 15 de janeiro de 1990, foi enviado ao Brasil para colaborar na formação de seminaristas e frades: “Vou ao Brasil porque amo a formação e quero ajudar os muitos jovens brasileiros em sua vida religiosa”.

Assumiu importantes funções formativas: em 1992, passou a liderar a formação de noviços no Brasil; posteriormente, foi o primeiro reitor do Instituto São Boaventura até o final de 1995.

Desde dezembro de 2015, atua como diretor espiritual dos seminários da Província e vice-formador dos postulantes.

“Descobri que a arte da formação dos futuros frades e sacerdotes é amá-los” — Frei Casimiro Cieslik.

Frei Luís Felipe Marques

Frade conventual com responsabilidade na área da liturgia. É mestre em Teologia Sacramental e atua como assessor da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Celebra aniversário natalício em 12 de junho.

Padre José

Giuseppe Rinaldi

Nascido em 1945, na cidade de Brescia, Itália, Padre Giuseppe Rinaldi — carinhosamente conhecido como Padre José/ é sacerdote dedicado à evangelização e à promoção da inclusão por meio da educação.

Ordenado em 1972, especializou-se na Educação de Crianças Surdas no Instituto Nacional para Surdos Gerolamo Cardano, em Milão.

Em 1980, veio para o Brasil, onde iniciou sua missão junto à comunidade de Brasília. Desde então, é diretor do Centro Educacional da Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL-LP), instituição referência nacional no atendimento a crianças com deficiência auditiva, intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sob sua liderança, o CEAL ampliou seu alcance, especialmente a partir de 2014, tornando-se um espaço de educação, oralização e inclusão que transforma a vida de milhares de crianças e famílias do Distrito Federal e entorno.

Sua trajetória é marcada por sensibilidade, fé e compromisso humano, testemunhando o Evangelho através do serviço àqueles que mais necessitam de escuta e acolhimento.

Frei Eusébio Wargulewski

Nascido em 1º de maio de 1932, na cidade de Osipy, na Polônia, Frei Eusébio Wargulewski pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) e integra a Província São Maximiliano Kolbe no Brasil.

Vindo de uma família de forte tradição religiosa, com vários parentes também consagrados à vida religiosa, inclusive alguns no Brasil, Frei Eusébio cresceu em meio a um ambiente de fé profunda e devoção mariana.

Inspirado pelo testemunho de São Maximiliano Maria Kolbe, beatificado em 1971, Frei Eusébio respondeu ao chamado missionário que impulsionava a Província de Varsóvia a expandir a obra kolbiana.

Em 1975, foi enviado ao Brasil no segundo grupo de missionários poloneses, juntamente com os Freis Marcos Ignaszewski, Francisco Kramek e Edmundo Grabowiecki.

Inicialmente, os frades se estabeleceram em Uruaçu (GO) e, com o passar dos anos, expandiram sua presença evangelizadora para outras cidades do país, consolidando o crescimento da Província São Maximiliano Kolbe do Brasil.

Frei Eusébio é reconhecido por sua vida missionária exemplar, marcada pela simplicidade, alegria franciscana e fidelidade à Imaculada.