Santo protetor dos animais

São Francisco de Assis que optou por uma vida despojada de bens materiais, escolheu viver na pobreza e simplicidade. Santo que amou muito, para ele não tinha essa de ter que ficar longe de pessoas doentes como leprosos, ele acolhia a todos, de pobres a ricos, todos eram seus irmãos.

Buscou enxergar toda a criação como obra de Deus, assim a natureza e os animais. O santo escreveu sobre o meio ambiente alegando ser seu irmão e tudo o que tem nele. Ele é o padroeiro dos animais, celebrado dia 4 de outubro.

O padroeiro tem muitas histórias envolvendo os animais. Uma delas narra um bando de andorinhas que o seguiam formando uma cruz. Em uma ocasião um pássaro veio lhe avisar que era hora da oração da meia-noite. Outra é que ele ordenou, em nome de Cristo, a um lobo selvagem que não machucasse ninguém.

A Igreja se posiciona sobre o assunto e ensina sobre os animais, mais precisamente no Catecismo:

§2416 – “Os animais são as criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como São Francisco de Assis ou São Filipe Neri tratavam os animais”.

§2418 – “É contrário à dignidade humana fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles o que deveria, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, porém, não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas”.

Papa Francisco também se manifesta ao falar que devemos dar atenção ao próximo que está passando por uma dificuldade, de nada vale a compaixão com os animais se com os humanos somos indiferentes.

Mas que fique claro que além do amor que São Francisco tinha com os animais, a sua principal missão aqui na terra foi em levar almas para Deus.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Veja outras notícias

Basílica Santuário São Francisco de Assis é Igreja do Jubilar

A Basílica Santuário São Francisco de Assis, junto com a Catedral Metropolitana de Brasília, foi oficialmente designada como Igreja Jubilar pela Arquidiocese de Brasília no Ano Santo, assumindo um papel especial de acolhida e peregrinação para os fiéis que buscam caminho de fé, conversão e paz interior. Além dela, mais duas igrejas da arquidiocese foram elevadas, posteriormente, à condição de

Leia mais »

Quando desmontar o presépio e a árvore de Natal?

Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar a tradicional árvore de natal, mas quando fazer? De acordo com frei Faustino Paludo, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é em 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos. No entanto, o tempo do Natal só

Leia mais »

Somos mais que vencedores naquele que nos amou até a morte na cruz

A cruz de Cristo deve ser motivação para ressignificar a vida Texto: Ana Bratriz dos Santos e Kelsiane Nunes Fotos: Kelsiane Nunes No Santuário, os fiéis puderam participar das celebrações da Paixão de Cristo em dois momentos: às 15h, com a presidência de Frei Flávio Freitas (OFMConv), e às 19h, presidida por Frei João Benedito (OFMConv ). Frei Flávio, durante

Leia mais »