Há 50 anos, papa Francisco tornava-se sacerdote

Vida de Jorge Mario

Jorge Mario Bergoglio nasceu no ano de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Era filho de um casal de emigrantes piemonteses. O pai trabalhava como contabilista, e a mãe cuidava da casa e dos cinco filhos. Foi no dia 21 de setembro de 1953 que o publicano converte-se durante uma profunda confissão.

 

Entrou no seminário de Villa Devoto em 1958 e começou o noviciado na Ordem dos Jesuítas. Dois anos depois se formou em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. Em 1969 foi ordenado sacerdote, e depois em 1992 recebeu o papel de ser bispo. Em 1986 concluiu o doutorado na Alemanha. Doze anos mais tarde, torna-se arcebispo de Buenos Aires. Abraça o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino presidido por João Paulo II. Na Santa Sé foi Membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Papado

Assumiu depois da renúncia do Papa Bento XVI. Era 2013 quando a Igreja Católica teve pela primeira vez um papa latino-americano, homem de imenso apreço pelos pobres, por isso da escolha do nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis que se despojou de todos os bens para servir a Deus. Hoje, 13 de dezembro de 2019, o papa Francisco comemora o Jubileu de Ouro, 50 anos a serviço da Igreja.

 

Fontes: noticias.cancaonova.com/especiais/;  vaticannews.va/pt/papa/news/

Veja outras notícias

Grupo “Dançando na Vila” se apresenta no teatro

No Teatro de Sobradinho, 72 meninas do grupo “Dançando na Vila” apresentaram o balé “Mulheres” em homenagem a grandes mulheres como Carmem Miranda, Ana Botafogo entre outras. O evento teve a direção da Elizabeth Vasconcelos, da assistente Ivna Vasconcelos e ocorreu no dia último dia 1. As bailarinas contaram com a presença de familiares, amigos e também da comunidade. O

Leia mais »

Devemos ser ousados na fé e nos entregarmos totalmente ao Cristo

Cada santa missa deve ser uma experiência única, pois vamos nos encontrar com Jesus e nos abandonarmos a Ele. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Fernando Carlomango Mensagem Litúrgica Primeira Leitura (Sabedoria 1,13-15;2,23-24) Responsório (29/30) Evangelho (2Co 8,7.9.13-15) Nesse domingo (27/6), o Frei Jailton ressaltou em sua homilia que, conforme está escrito na primeira leitura, Deus não nos fez para a morte,

Leia mais »

Saiba quem são os novos vigários do Santuário São Francisco de Assis

Durante a última semana de novembro, os frades da Província de São Maximiliano Maria Kolbe reuniram-se na Segunda Fase do Capítulo Provincial Ordinário para analisar os últimos quatro anos de trabalho, e também para nomear os freis para as paróquias, entre outros assuntos. Para o Santuário São Francisco de Assis serão enviados o frei Pedro Rodrigues Silva, Cristiano da Silva

Leia mais »