Não deixemos a graça de Deus passar durante a Quaresma

Mensagem Litúrgica da 1a Semana da Quaresma, Primeira Leitura (Gn 9, 8-15), Salmo Responsorial (Sl 24), Segunda Leitura (1Pd 3, 18-22) e Evangelho (Mc 1, 12-15)

Por Patrícia Gomes

Fotos: Aureni Brito

Convertei-vos e crede no Evangelho! Na primeira leitura, Deus decidiu mandar um dilúvio para a humanidade, não porque estava incomodado, mas sim porque Ele é amor e queria a reconstrução da humanidade para que assim pudéssemos dar uma resposta de conversão e de amor a Ele. E assim temos uma aliança de Deus com Noé e sua família: Deus promete que nunca mais destruiria a terra. O símbolo dessa aliança é o arco-íris.

Sempre, nos primeiros domingos da Quaresma, estamos com Jesus no deserto. O Evangelho nos apresenta Jesus orando sozinho no deserto, que tem muito a nos ensinar. Lá se vive com o mínimo, é um local pobre e de sofrimento. Os homens iam para lá, afim de ter uma vida de recolhimento, mas não para não serem tentados. Jesus foi tentado, foi colocado à prova, assim como nós somos colocados à prova. Se não existissem tentações na vida, não haveria crescimento espiritual.

Foram quarenta dias de Jesus no deserto. O número quarenta tem muitas representações na Bíblia: antigamente se vivia pouco e quarenta anos era o tempo que durava uma geração; o povo, quando é libertado do Egito, caminha durante quarenta anos no deserto; o dilúvio durou quarenta dias; quarenta dias foram os dias do tempo de Moisés no Monte Sinai antes da aliança; quarenta dias foram os dias do tempo de Elias no Monte Horebe e quarenta dias foram os dias do tempo da ressurreição até a ascensão de Jesus, tempo que ele levou para formar os discípulos.

Entremos também nesse tempo de quarenta dias para viver uma transformação. O número quarenta é simbólico e bastante representativo. Não deixemos esse tempo passar, principalmente não deixemos a graça passar, pois corremos o risco de chegar na Páscoa e não ter feito nada. Convertamo-nos nós e creiamos no Evangelho!

Veja outras notícias

Para melhor viver a Páscoa do Senhor

Que tal viver uma experiência de intimidade com o Tempo Quaresmal? Para isso, o Santuário São Francisco de Assis convida para o Retiro Quaresmal 2020. Da próxima 5ª feira, 27 de fevereiro, até o dia 2 de abril, em todas as quintas-feiras, após a missa das 19h, os frades do Santuário estarão refletindo sobre o Evangelho do Domingo porvir e

Leia mais »

O amor se fortalece na fé

Devemos fazer nos nossos lares como os apóstolos que creram em na ressureição de Cristo como uma família   Mensagem Litúrgica da Missa da Páscoa da Ressurreição 1° Leitura: At 10, 34a.37-43 Salmo: 117/118 2° Leitura: Col 3, 1-4 Evangelho: Lc 24, 13-35   Texto: Adriana Gimenes Fotos: Luciano Cardoso Na missa da ressurreição do Senhor, o Frei João Benedito (

Leia mais »

Quinta-feira Santa: Demonstração do amor de Jesus pelos homens

É o Amor que nos distingue enquanto católicos. O Amor é a marca daquele que segue Jesus. Não é o conhecimento da Doutrina, mas é o amor, amar ao próximo como a si mesmo, que nos distingue. Fotos: Danielly e Aureni Texto: Ana Beatriz Mensagem Litúrgica Quinta-feira Santa – 14 de abril de 2022. CEIA DO SENHOR Celebração Presidida pelo,

Leia mais »