Jesus: luz e esperança para toda a humanidade

Mensagem Litúrgica – Noite de Natal
Primeira Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Salmo Responsorial: Sl 88; Segunda Leitura :Tt 2,11-14; Evangelho: Lc 1,67-79

Ao falar aos fiéis durante a homilia proferida na missa da noite de Natal, celebrada em 24 de dezembro, Frei Gilberto de Jesus Rodrigues, Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais, ressaltou que o centro da festa é Deus que se fez homem para salvar a humanidade. Ele também afirmou que para não esvaziar o sentido do Natal é necessário ter a virtude da fé.

“O nascimento de Jesus é a grande luz e a grande esperança para toda a humanidade”, destacou Frei Gilberto. Ele observou que Deus poderia ter nascido em uma grande nação ou família, mas escolheu a simplicidade da família de Nazaré para vir ao mundo. “A realeza de Cristo não está na prata nem no ouro, mas na dignidade de filho de Deus”, afirmou.

O Natal é considerado pelo Frei como uma festa de toda a família humana. Ele acredita que Cristo está presente em tudo que está relacionado a festividade inclusive na vontade de visitar familiares e amigos e de celebrar a data com eles. “Natal é tempo de união, de perdão, é tempo da família sentar à mesa, é tempo de voltar a Deus, é tempo de nascer na fé”, exemplifica.

Porém ele alerta que o Natal perde o sentido se retirarmos a dimensão espiritual da festa, ou seja, sem Jesus a data deixa de ser especial. “A festa do Natal exige do mundo, exige de nós, uma virtude importante: a virtude da fé”, afirmou Frei Gilberto. “Compreender o Natal, olhar o Natal, olhar os sinais do Natal, sem fé é perder o sentido da vida,” advertiu.

Para o celebrante, é necessário utilizar-se da fé para crer que a cada Natal nós não só celebramos um fato histórico, mas revivemos o nascimento de Cristo. “Jesus nasce de fato espiritualmente em nós pela fé assumida, pelos valores vividos, pelas graças que são acolhidas por nós”, explica.

Somos convidados nesta festa a abrir o coração a Cristo e deixar que ele faça parte da nossa vida, segundo Frei Gilberto. Ele lembrou que a nossa salvação virá pelas nossas decisões e ações de fé. O Ministro Provincial finalizou a homilia dizendo que acolher o Menino Jesus em nossos corações é o melhor presente que podemos oferecer a Deus.

Texto: Adriana Gimenes
Fotos: Natália Gimenes
Edição: Kelsiane Nunes

Veja outras notícias

Santos e Beatos de 2019: sementes que deram bons frutos

Está para se concluir um ano de trabalho intenso para a Congregação para as Causas dos Santos, que consagrou à Igreja universal cinco novos Santos e celebrou 15 cerimônias de Beatificação, algumas das quais de grupos de mártires. Além de duas Missas de Ação de Graças para uma Beatificação e uma Canonização equipolentes Roberta Barbi – Cidade do Vaticano No

Leia mais »

Aproximar-se da Imaculada Conceição é aproximar-se de Jesus

Dom José Aparecido, Administrador Arquidiocesano de Brasília, celebrou missa em honra a Imaculada Conceição de Maria   Texto: Patrícia Gomes Fotos: Gerlania Moraes Em solenidade que encerrou a novena da Imaculada Conceição, o Administrador Arquidiocesano, Dom José Aparecido, disse em sua homilia que a devoção à Imaculada em todo o ocidente se deve à evangelização dos franciscanos e à atuação

Leia mais »

Via Sacra 2021

Confira as fotos da encenação da paixão de Cristo organizada pelos jovens e casais do Movimento Segue-me do Santuário   Fotos: Kelsiane Nunes e Letícia Maria Oliveira Os momentos da Paixão e morte de Cristo foram relembrados pelos freis e fiéis na tarde desta sexta-feira (02). Dirigidos espiritualmente por Frei Cristiano e auxiliados pelo Frei Joaquim, jovens e casais do

Leia mais »