São Francisco atrai a todos por meio de seus ideais

Mensagem Litúrgica do nono dia da Novena do Seráfico pai, São Francisco, em 2020

Durante a celebração do último dia da Novena em honra a São Francisco de Assis, que ocorreu no sábado (03), Frei Mieczyslaw Tlaga (OFMconv), vigário da paróquia São Francisco de Assis de Valparaíso (GO) – que além de primeiro pároco do Santuário ajudou a fundá-lo e construí-lo – convidou os fiéis a refletirem a razão de Francisco de Assis ser um santo que atrai tantas pessoas. “Quando adentramos sua (de São Francisco) doutrina, saímos convencidos. Quando lemos a vida de São Francisco, saímos convertidos. Quando ouvidos as palavras dele, nós saímos melhorados”, opinou o celebrante.

Frei Mieczyslaw elencou aquilo que para ele torna a personalidade de São Francisco tão atraente até os dias de hoje: “Seu modo de portar-se com seriedade sem exageros. Seu rigor medido, contido dentro de limites humanos. Sua exuberância alegre, mas controlada em sólida virtude. Virtude que alimenta e salienta os dons naturais e não os apaga e distorce. Sua humildade e humanidade sempre presente, levando a portasse com naturalidade e dignidade. Seu respeito profundo pelo criado, homens e coisas, sem bajulações ou servidiços muito menos dominações e explorações. Sua fé pura, simples, radiante e presente que o faz ver Deus em tudo e transmitir essa descoberta de Deus a todos com naturalidade sem artifícios”.

O celebrante lembrou que foram esses ideais de São Francisco de Assis, estampados nos freis que participavam de uma olimpíada interna no Jardim da Imaculada de Cracóvia – Polônia – em uma visita que fez ao local, que o atraiu para seguir os passos do santo italiano. Frei Mieczyslaw também lembrou que esses ideias também atraiu Frei João Benedito e Frei Flávio, respectivamente reitor e vigário do Santuário, que concelebravam a missa com ele.

Para Frei Mieczyslaw, o ideal de São Francisco também tocou o atual Papa que, quando eleito escolheu, o nome Francisco para seu pontificado. Ele compartilhou uma história contada pelo Cardeal Dom Claudio Hummes, franciscano, que foi o primeiro a cumprimentar o novo papa, e disse a ele: “Não se esqueça dos pobres”. Para o celebrante assim fez Jorge Bergoglio ao declarar que a escolha do nome Francisco era uma homenagem a São Francisco, o pobre de Assis, e que o nome sempre o faria lembrar dos pobres. “E o papa vem pregando a mensagem de desapego, e amor aos pobres”, argumentou Frei Mieczyslaw.

Ele também afirmou que o modo de vida simples sempre foi uma das características que chamou tanta gente para perto do Pai Seráfico Francisco de Assis. Ele também fez memória a publicação da nova encíclica “Frattelli Tutti”, que foi assinada por Papa Francisco em Assis (Itália) durante a manhã de sábado (03). Para o celebrante, com a nova carta aos membros da Igreja, o Papa faz reviver as ideais de São Francisco e convidou os fies a não só lerem e estudarem a nova encíclica como também a viverem os ensinamentos do Santo de Assis que estão presentes nela.

Você pode acessar a Encíclica FRATELLI TUTTI clicando aqui .

Veja outras notícias

Padre José recebe condecoração do governo italiano pelos trabalhos desenvolvidos com crianças e jovens com deficiências

O padre, vigário do Santuário São Francisco, é diretor do Centro Educacional da Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL-LP) Texto: Kelsiane Nunes Foto: Divulgação Na última sexta-feira (23), padre José Rinaldi da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada Conceição, recebeu das mãos do embaixador da Itália no Brasil Francesco Azzarello uma condecoração como Cavaleiro da Ordem da Estrela da

Leia mais »

Apesar das minhas fraquezas, eu posso ir muito além de onde estou!

Na Mensagem litúrgica do VII domingo do tempo comum, celebrada por Frei Cristiano Freitas OFMConv., foi dada continuidade ao Sermão da Montanha, que proclama as bem-aventuranças. Por Ribamar Araújo Na primeira leitura (Levítico 19, 1-2.17-18), ainda no antigo testamento “O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: ‘Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque

Leia mais »