Natividade de Nossa Senhora – Quaresma de São Miguel Arcanjo

Na terça-feira, dia 8/9, Natividade de Nossa Senhora, o Santuário recebeu o Padre Carlos Alexandre.

“Celebremos com alegria o nascimento da Virgem Maria: por ela nos veio o sol da justiça, o Cristo, nosso Deus”.

O celebrante observou que a terça feira marcou o meio da Quaresma de São Miguel Arcanjo e pediu a todos perseverança e coragem para seguir com firmeza na Quaresma. Ao iniciar a homilia, Padre Carlos Alexandre falou sobre a inspiração do Espírito Santo sobre São Francisco de Assis ao iniciar a devoção da Quaresma de São Miguel. “Com certeza era o Espírito Santo que soprava no coração daquele pequeno homem. Porque sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, e São Francisco amava a Deus”, disse o celebrante.

Sobre o orgulho e a ganância, padre Carlos Alexandre lembrou que esse mal remete ao anjo caído Lucifer, que pecou ao querer tomar o lugar de Deus, e isso acontece hoje com os cristãos que ao buscar o lugar mais alto desobedecem a Deus, e São Miguel é aquele que levanta sua espada e brada “ ‘Quem como Deus?” Ninguém. São Paulo já nos advertiu que o demônio se disfarça e copia a Deus, e assim vemos em diversas religiões que querem ser a religião fundada por Jesus, e muitos católicos ficam impressionados. Porém a Quaresma de São Miguel traz de volta muitos à Igreja em busca de sinais, e é importante que todos que chegam em busca de milagres entendam que a Quaresma de São Miguel é o início da conversão. “O que dizemos na quarta-feira de cinzas? Convertei-vos e credes no Evangelho e aqui também é assim”, disse.

São Francisco, ao iniciar a devoção da Quaresma de São Miguel, nos permite mais uma chance de conversão. E aqui está reunida a igreja militante. A frente de todos, a Virgem Maria cumpre seu papel: ela é aquela que permitiu a chegada do salvador ao mundo. “Nossa Senhora foi preservada, em sua santidade e pureza desde o ventre de sua mãe, e Nossa Senhora não conheceu o pecado, ela foi preservada para trazer a salvação ao mundo”, disse. O nascimento de Nossa Senhora, cuja a festa se celebra no dia 8 de setembro, precisa ser comemorado por todos. Nossa Senhora carregou o Rei na barriga, disse, descontraidamente, fazendo alusão ao ditado popular que se refere às pessoas soberbas.

Porém Nossa Senhora viveu uma vida de entrega e simplicidade, ao lado de São José, ele que foi alertado pelos anjos sobre a missão de Maria. “Precisamos aprender com São José e os santos a ouvir a mensagem que nos chega pro meio dos anjos”. Ele pediu aos fiéis que seguissem perseverantes na oração durante a Quaresma de São Miguel, encontrando significado em cada prática, firmes no combate e cheios de fé, durante os quarenta dias, à exemplo de São Francisco de Assis. “Se queremos a salvação, queremos milagres, precisamos colocar os joelhos no chão nos quarenta dias, junto de São Francisco”, disse.

Ele alertou que o mal se coloca no nosso caminho de diversas maneiras, para que reneguemos aqueles que amamos, como o cônjuge, o filho e a própria igreja, por meio do adultério, da droga e até mesmo da mídia que fala mal da Igreja e do Santo Papa. “Nossa Senhora olha e intercede por todos, mesmo aqueles que as renegam, como os protestantes. E Nossa Senhora intercede pela salvação de todos e não é errado que nós tenhamos amor por ela”, refletiu. Ao fim da homilia, padre Carlos Alexandre pediu que os presentes saíssem da celebração com a certeza de que Cristo Jesus que se faz alimento na eucaristia, está presente entre nós e é a força para os homens e mulheres fracos. “Que Nossa Senhora nos ajude a seguir em frente, que São Miguel nos guarde e que dia 29 de setembro, ao concluir a Quaresma nós possamos como São Miguel gritar bem alto: ‘Quem como Deus? Ninguém como Deus”!

Texto: Ana Beatriz dos Santos | Fotos: Gerlania Moraes

Veja outras notícias

Semana Santa da comunidade franciscana: Em casa!

Saiba a programação do Santuário São Francisco de Assis (5 a 12 de abril) para que a sua comunidade viva melhor esse Tempo Forte, que vai do Domingo de Ramos ao Domingo da Ressureição, ficando em casa. Nossos frades estão morrendo de saudades da rotina paroquial do Santuário São Francisco de Assis. Mas, acima de tudo, estão sendo prudentes e

Leia mais »

Diálogo entre católicos e mulçumanos é tema do último dia do Simpósio Franciscano

A manhã foi marcada pelo debate e pela celebração inter-religiosa “O encontro entre Francisco e o Sultão hoje: o diálogo entre cristãos e muçulmanos”, tema do último dia do Simpósio Franciscano: 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão. O evento ocorreu na última quarta-feira (10) no auditório do Instituto São Boaventura (ISB), promotor do evento juntamente com

Leia mais »

15 anos da chegada de Dom Frei Agostinho (OFMConv.) na Missão do Amazonas

A partir de 2005, os franciscanos conventuais assumiram a Missão do Amazonas. Foi Dom Frei Agostinho (OFMConv.), que iniciou esta jornada, na cidade de Juruá-AM. Durante o Capítulo Extraordinário, em 2009, os frades assumiram a responsabilidade do trabalho missionário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Juruá-AM e Santo Antônio de Tefé afim de atingir os povos ribeirinhos. Em Juruá-AM,

Leia mais »