Santuário em tempos de Decreto 40.486/2020

No último dia 30 de maio, o GDF autorizou a abertura de Igrejas para cultos e celebrações. Saiba como você, que não está relacionado nas restrições do decreto, poderá celebrar a Santa Missa, presencialmente.

Em live hoje (2), no Instagram do Santuário São Francisco de Assis, o Pároco e Reitor João Benedito OFMConv. anunciou à comunidade franciscana que o Santuário retomará as celebrações presenciais a partir de amanhã (3), conforme autorização do Decreto do GDF nº 40.486/2020, de 30 de maio de 2020.

O decreto autoriza, contudo, prevê uma série de restrições e determinações para que as Igrejas sigam funcionando, sem pagamento de multas ou interdições. Por esse motivo, Frei João Benedito pontuou as medidas que o Santuário adotará durante a vigência do decreto, e informou o horário das missas presenciais. Todas as missas serão celebradas na Nave Superior e, cada celebração, comportará o máximo de 200 participantes. Os presentes se acomodarão nos locais demarcados pelo Santuário e, mesmo sendo da mesma família, não poderão ficar juntos nas dependências da Nave.

Haverá missas presenciais, de segunda a sexta-feira, nos horários habituais: 7h, 12h15 e 19h. Aos sábados também seguiremos os horários habituais, 7h e 18h30. A mudança ocorrerá aos domingos, em que haverá sete celebrações, a saber: no período matutino, 6h30, 8h30, 10h30, e uma no início da tarde, às 12h30; no período da tarde, às 15h e às 17h; e no período da noite, às 19h. As missas terão uma duração de 45 minutos, permitindo assim o tempo adequado para que o salão passará pela devida desinfecção a cada celebração. O fato de sermos uma das maiores Igrejas de Brasília, em tamanho e em número de sacerdotes, nos obriga a servir o povo de Deus.

Como faço para estar na Santa Missa

Diferente de outras paróquias, no Santuário São Francisco de Assis não haverá distribuição de senhas ou agendamento para o acompanhamento das celebrações. Em cada uma delas, haverá uma equipe de acolhida devidamente instruída para a recepção dos fiéis, por três das sete portas de acesso à Nave superior.

Estarão abertas as duas portas do pátio interno, voltadas para o estacionamento, e a porta ao lado direito da entrada principal, no lado oposto da Secretaria. Essa equipe fará o controle para que apenas o número máximo de fiéis previsto (200) adentre o espaço, depois da realização da etiqueta para participação nas celebrações presenciais.

 

Etiqueta da missa segundo do Decreto

Considerando que menores de 12 anos e maiores de 60 anos, infelizmente, bem como os enquadrados no grupo de risco para a Covid-19, conforme determinação do decreto, e não do Santuário São Francisco de Assis, não poderão participar das missas presenciais, esse será o primeiro quesito verificado pela equipe da Acolhida. O uso da máscara é obrigatório!

Depois disso, o fiel terá verificada sua temperatura corporal, que não deve estar acima dos 37,3o C. Do contrário, não poderá ingressar na Nave. O próximo passo é dirigir-se a um dos totens de higienização instalados em cada uma das entradas, para a higienização das mãos com álcool em gel 70%, por meio do mecanismo de pedaleira. Na sequência, deverão higienizar o solado dos calçados nos tapetes com solução de limpeza e desinfecção que também poderão ser encontrados nos acessos à Nave. O Santuário ocupou-se, ainda, de delimitar os espaços que poderão ser ocupados pelos fiéis.

 

O Santuário precisa de sua colaboração

Sempre precisamos, estávamos precisando mais desde que as celebrações foram suspensas em 20 de março deste ano, e precisaremos ainda mais para tudo o que estamos fazendo para nos adequarmos ao decreto do GDF.

É gasto com aquisição de equipamentos, com álcool em gel (que tem uma modelagem especial do equipamento que adquirimos a preço de custo), com contratação de funcionários de limpeza e segurança. Necessitamos do seu dízimo! Precisamos da sua oferta! Durante as celebrações, também não haverá aglomeração para que você realize sua doação, voluntários passarão com as cestinhas para recolher a sua oferta.

Sou do grupo de restrições, ou não estou me sentindo bem…

Então #fique em casa! O Santuário continuará com a Santa Missa, em seu lar, diariamente, com pequenas alterações nos horários. De segunda a sexta, passará a ser transmitida a missa das 12h15, aos sábados, a das 18h30, e aos domingos, às 8h30, 12h30 e 19h.

E lembre-se: Assim como a sua consciência, Deus está com você aqui, e em todos os lugares! E você pode contribuir para o vírus não circular! Pense nisso!

 

Serviço

Horário das celebrações

De segunda a sexta-feira: 7h / 12h15 / 19h

Sábados: 7h / 18h30

Domingos: 6h30 / 8h30 / 10h30 / 12h30 / 15h/ 17h / 19h

Local:  Nave Superior

Contato do Coordenador da Equipe de Voluntários:

Frei Lucas OFMConv.: 61 9 8265-9774

Veja outras notícias

Comunidade se prepara celebrar a vida de São Francisco de Assis

Novena acontece do dia 25 de setembro a 3 de outubro e conta com a participação de freis de diversas comunidades da Ordem dos Frades Menores Conventuais Nesta sexta-feira (25) foi dado início as comemorações em honra a São Francisco de Assis, padroeiro do Santuário, com a novena dedicada ao santo. Até dia 3 de outubro, sempre nas celebrações das

Leia mais »

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo os mistérios gozosos

1º mistério: Anuncio do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora Lucas 1:26-37: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chama Nazaré. Foi uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-se,

Leia mais »

Basílica Santuário São Francisco de Assis é Igreja do Jubilar

A Basílica Santuário São Francisco de Assis, junto com a Catedral Metropolitana de Brasília, foi oficialmente designada como Igreja Jubilar pela Arquidiocese de Brasília no Ano Santo, assumindo um papel especial de acolhida e peregrinação para os fiéis que buscam caminho de fé, conversão e paz interior. Além dela, mais duas igrejas da arquidiocese foram elevadas, posteriormente, à condição de

Leia mais »