Santo protetor dos animais

São Francisco de Assis que optou por uma vida despojada de bens materiais, escolheu viver na pobreza e simplicidade. Santo que amou muito, para ele não tinha essa de ter que ficar longe de pessoas doentes como leprosos, ele acolhia a todos, de pobres a ricos, todos eram seus irmãos.

Buscou enxergar toda a criação como obra de Deus, assim a natureza e os animais. O santo escreveu sobre o meio ambiente alegando ser seu irmão e tudo o que tem nele. Ele é o padroeiro dos animais, celebrado dia 4 de outubro.

O padroeiro tem muitas histórias envolvendo os animais. Uma delas narra um bando de andorinhas que o seguiam formando uma cruz. Em uma ocasião um pássaro veio lhe avisar que era hora da oração da meia-noite. Outra é que ele ordenou, em nome de Cristo, a um lobo selvagem que não machucasse ninguém.

A Igreja se posiciona sobre o assunto e ensina sobre os animais, mais precisamente no Catecismo:

§2416 – “Os animais são as criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como São Francisco de Assis ou São Filipe Neri tratavam os animais”.

§2418 – “É contrário à dignidade humana fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles o que deveria, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, porém, não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas”.

Papa Francisco também se manifesta ao falar que devemos dar atenção ao próximo que está passando por uma dificuldade, de nada vale a compaixão com os animais se com os humanos somos indiferentes.

Mas que fique claro que além do amor que São Francisco tinha com os animais, a sua principal missão aqui na terra foi em levar almas para Deus.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/

Veja outras notícias

Perseverança na oração

Nesta semana comemorou-se o dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. Ela é exemplo de perseverança na oração pois nunca desistiu de rezar pela conversão de seu filho. Foram mais de 30 anos suplicando pela graça divina acontecer e no final de tudo ele é um dos doutores da Igreja Católica Apostólica Romana. Está certo de que ser fiel

Leia mais »

Comece a olhar para o projeto… E desapega!

Homilia da 2ª Missa seguida de Adoração da Quaresma Franciscana de São Miguel Arcanjo, em 18 de agosto de 2020, presidida por Frei João Rogério Filho OFMConv. Por Ana Beatriz Santos, Pascom Primeira Leitura (Ez, 28, 1-10), Salmo Responsorial (Dt 32) e Evangelho (Mt 19, 23-30). A celebração foi uma “Oração pelos Enfermos em tempos de pandemia”. Frei João Rogério

Leia mais »