Sacrossanta Basílica Menor Santuário São Francisco de Assis

Desde o início deste mês, o Ministro Provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), tem realizado algumas Visitas Fraternas às presenças franciscanas de nossa Província São Maximiliano Kolbe. Os encontros, que ocorreram nas regiões Norte e Nordeste, são uma preparação para a 2ª fase do V Capítulo Provincial Ordinário.

Iniciando as visitas, no dia 6, o provincial esteve no Convento de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias (BA). Em seguida, reunindo-se com os frades e o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) no dia 7 de novembro, o Frei Gilberto esteve no Convento e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Feira de Santana (BA).

No dia seguinte, 8, o novo Ministro Provincial foi à João Pessoa (PB) para encontrar-se com os irmãos do Convento Nossa Senhora Aparecida. “Nas visitas fraternas, tenho conversado individualmente e coletivamente com os frades, ouvindo as necessidades da comunidade franciscana. Em alguns casos, tenho me reunido também com lideranças paroquiais”, afirmou o Frei Gilberto.

Já na semana passada, foi a vez de ir até as presenças franciscanas da Missão Amazônia. No dia 11, o provincial esteve junto aos irmãos da Casa Filial Nossa Senhora das Mercês, em Manaus (AM). Em seguida, 12, esteve com os irmãos da Casa de Missão Santo Antônio de Pádua, em Tefé. A última visita foi no dia 14 na Casa de Missão Nossa Senhora de Fátima, em Juruá.

“Em geral, os encontros têm sido momentos de descontração, fraternidade e diálogo. Nestas ocasiões, buscamos compreender as diversidades e riquezas de nossa Província, enquanto planejamos os possíveis caminhos, ideais e projetos para a 2ª fase do Capítulo”, concluiu Frei Gilberto. O Provincial retorna à Brasília na noite desta segunda-feira, 18.

Visitas Fraternas

Os encontros têm como objetivo não apenas apresentar o irmão que estará à frente da Província pelos próximos quatro anos (2020-2023), mas também para que o Frei Gilberto possa conhecer a realidade na qual os outros frades estão inseridos, bem como a rotina das comunidades, suas demandas e necessidades.

Como explica o Frei Paulo Maria (OFMConv.), “o provincial compreenderá a vivência e o trabalho de nossos irmãos em cada presença. Porque é justamente esta visita que nos auxiliará na escolha dos nomes para os reitores dos conventos e a permanência ou transferência de cada um dos frades”, disse o novo Secretário Provincial.

 

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/