Mensagem do Ministro Provincial para o Natal

Desejo que essa carta encontre todos em paz e em concórdia neste belíssimo tempo do Natal. “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco” (Mt 1,23). Sentimos essa presença de Deus com nossa Província nestes períodos da primeira fase e segunda fase do V Capítulo Provincial Ordinário. Sabemos que a Província São Maximiliano tem sua origem a partir da Canonização do Santo dos Tempos Difíceis, mas também do testemunho de vida consagrada dos inúmeros frades falecidos e ainda vivos, sendo de grande primazia o incansável Cavaleiro da Imaculada, Dom Frei Agostinho.

Este tempo de Natal resgata aspectos importantes de nossa espiritualidade franciscana testemunhada na ocasião em que São Francisco vivenciou o seu amor a Cristo, a Encarnação na compreensão do Natal. “O santo passou o serão de pé diante do presépio, pleno de compaixão e cheio de uma alegria inexprimível. Por fim, celebraram a missa com a manjedoura a fazer de altar e o sacerdote sentiu um fervor nunca antes experimentado” (1Cel 85). É nesse espírito de gratidão a Deus que reconhecemos a sua misericórdia com todos nós, frades, nossa Província São Maximiliano M. Kolbe e as múltiplas formas de ação: apostolado, pastoreio nas paróquias, nos santuários, nos sacramentos da confissão, nas visitas aos enfermos, na evangelização pelos meios de Comunicação, pelas diversas iniciativas sociais, pela missão no Amazonas e o atendimento aos ribeirinhos e indígenas. De fato, nossa Província manifesta de formas diversas os valores importantes da grandeza do coração de nossos confrades.

É nessa perspectiva de valorização da iniciativa de Deus em nosso meio, bem como nas diversas respostas a esse chamado divino em nossa vida consagrada, que finalizamos o ano desejando a todos os confrades os verdadeiros ensejos da paz e do bem. Desejo um feliz natal com muita gratidão a Deus e a cada um dos irmãos pela entrega, sacrifício e doação constante à Vida Consagrada. Que a Virgem Santíssima, a mulher da promessa, revele em suas vidas o Emanuel, o Deus conosco para que nunca falte o óleo do Espírito Santo em suas lâmpadas da Vida Consagrada.

Em Francisco e em Maximiliano, que Deus vos abençoe sempre! Amém!

Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), Ministro Provincial.

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/

Veja outras notícias

Apesar das minhas fraquezas, eu posso ir muito além de onde estou!

Na Mensagem litúrgica do VII domingo do tempo comum, celebrada por Frei Cristiano Freitas OFMConv., foi dada continuidade ao Sermão da Montanha, que proclama as bem-aventuranças. Por Ribamar Araújo Na primeira leitura (Levítico 19, 1-2.17-18), ainda no antigo testamento “O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: ‘Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque

Leia mais »

A família e os planos de Deus

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in

Leia mais »