Encontro de provinciais e secretários da Ordem ocorre em Roma

Desde domingo (19), o Ministro Provincial Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.) e o Secretário Frei Paulo Maria (OFMConv.), da Província São Maximiliano Kolbe do Brasil, estão em Roma para participar do Encontro dos novos Provinciais e Secretários. O evento tem por objetivo aproximar os ministros e secretários recém-eleitos do governo geral da Ordem, e consequentemente, apresentar a realidade da Cúria Geral e todos os seus organismos internos e secretarias.

Na segunda-feira (20), inciaram as atividades da Conferência. O atual Ministro Geral, Frei Carlos Trovarelli (OFMConv.), falou sobre o Capítulo Geral, destacando as Moções e o projeto para a Ordem durante os próximos seis anos. Em seguida, o arcebispo emérito da comuna italiana de Treviso, Frei Gianfranco Gardin (OFMConv.), refletiu sobre o serviço da obediência e da autoridade.

Ontem (22), os participantes encontram-se com o ex-Secretário Geral, Frei Vincenzo Marcoli (OFMConv.), que passando pela história e documentos da Ordem, explicou a história da missão do definitório Provincial.
Divididos em grupos, os ministros e secretários, trabalharam temas relacionados à formação, missão e animação juvenil na Ordem.
O encontro dos neo-eleitos Ministros e Secretários trabalhará nos próximos dias com a apresentação da relação entres as Províncias e a Cúria Geral e os diversos organismos da Santa Sé.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Província São Maximiliano Kolbe do Brasil, Brasília.

Veja outras notícias

Francisco nos ensina a viver a fraternidade, a pobreza e a comunhão com a Igreja

“Ao longo desses 40 anos conseguimos cultivar uma grande devoção a São Francisco no nosso Santuário e gostaria muito que a espiritualidade do nosso padroeiro estivesse presente na comunidade”, afirmou Frei João Benedito em sua homilia. Texto: Patrícia Gomes Fotos: Aureni Brito, Fernando Carlomagno e Frei Henrique   Mensagem Litúrgica – 03/10/21 Celebrante – Frei João Benedito Primeira Leitura (Gn

Leia mais »

Caminhada franciscana, chegadas e partidas

O Pároco do Santuário explicou como a mensagem litúrgica de 11 de janeiro de 2021 se entrelaçou perfeitamente com as despedidas de Frei Pedro e Frei Lucas. 1a Leitura (Hb 1, 1-6), Salmo Responsorial (Sl 96) e Evangelho (Mc 1, 14-20). Por Letícia Maria Oliveira Presidindo a celebração da Santa Eucaristia da segunda-feira da 1a Semana do Tempo Comum, Frei Pedro Rodrigues

Leia mais »

A caminho de Roma, o Frei Casimiro se despede de seus irmãos e irmãs

Nos últimos dias, muitos frades, sacerdotes e amigos pessoais têm realizado pequenas homenagens e despedidas para o nosso querido Frei Casimiro Cieslik (OFMConv.). Sabendo da missão que o frade irá cumprir, os irmãos logo se apressaram para agradecer pelos anos de trabalho pastoral e todo o carinho dedicado. Viajando para Roma na tarde desta quarta-feira, 13, o Frei Casimiro seguirá

Leia mais »