Tempo do Advento e Campanha para a Evangelização

Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. Começa dia primeiro de dezembro e vai até a véspera do nascimento de Jesus, dia 24. Como se pode observar nas missas deste período, há a Coroa do Advento no altar da igreja, onde tem quatro velas que são acesas um por uma a cada domingo até o dia 25 quando todas estão acionadas. Outro fato é de que o “Glória” fica guardado para o dia 25, por justamente, esperar com alegria o grande acontecimento da história, o dia em que deus vem ao mundo.

Como é tempo natalino, as casas, ruas e igrejas ficam enfeitadas com árvores, muitas luzes e o tradicional presépio, criação de São Francisco de Assis no século XIII. Na época ele quis retratar o nascimento de Jesus com os personagens feitos de argila e assim popularizou-se. O dia certo para montá-lo é no primeiro fim de semana do Advento.

Além do Advento, neste período a igreja anuncia a Campanha para a Evangelização que tem como tema “Cuida dele”, remetendo a parábola do Bom Samaritano. Foi lançada no último domingo (17) pela Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) e tem por objetivo inspirar o compromisso do cristão em ter o cuidado com o próximo e com o anúncio da palavra.
As coletas serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro e servem para garantir recursos para a ação pastoral.

Fontes: comshalom.org, cleofas.com.br, pai eterno.com.br, CNBB.com

Veja outras notícias

Domingo de churrasco e ajuda ao Santuário

Santuário promoveu churrasco para a realização de reformas e manutenção de obras sociais Texto: Kelsiane Nunes Fotos: Valcir Araújo Na manhã deste domingo (6/6/21), o Santuário São Francisco de Assis realizou churrasco com o objetivo de arrecadar fundos para a realização de reformas necessárias na estrutura física da paróquia. Além disso, parte do dinheiro arrecadado será destinado ao serviço fraterno

Leia mais »

Jovens promovem Ciclo de Formação sobre a Igreja Católica

Os encontros gratuitos começam no dia 18/11 (quarta-feira) às 20h. As inscrições já estão abertas. O primeiro tema abordado será “O que fundamenta a Fé Católica?” e será conduzido por Frei João Benedito.  Estão abertas as inscrições para o “Ciclo de Formação sobre a Igreja Católica”.  Os encontros gratuitos são organizados pelo núcleo São Francisco do Movimento Segue-me e tem como foco a formação

Leia mais »

Apesar das minhas fraquezas, eu posso ir muito além de onde estou!

Na Mensagem litúrgica do VII domingo do tempo comum, celebrada por Frei Cristiano Freitas OFMConv., foi dada continuidade ao Sermão da Montanha, que proclama as bem-aventuranças. Por Ribamar Araújo Na primeira leitura (Levítico 19, 1-2.17-18), ainda no antigo testamento “O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: ‘Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque

Leia mais »