Ano Jubilar Franciscano

A Igreja vive um tempo especial de graça com a proclamação do Ano Jubilar Franciscano, instituído pelo Papa Leão XIV por ocasião do oitavo centenário do Trânsito de São Francisco de Assis, ocorrido em 3 de outubro de 1226. Este Ano Jubilar será celebrado de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, como prolongamento espiritual dos frutos do Jubileu Ordinário de 2025.

Inspirado na vida e no testemunho do Pobrezinho de Assis, este tempo jubilar convida toda a Igreja a um renovado caminho de conversão, santidade e vivência concreta do Evangelho. São Francisco, verdadeiro alter Christus, permanece atual e profético, especialmente em um mundo marcado por conflitos, fragilidade da paz, enfraquecimento da caridade e distanciamento dos valores cristãos.

Ao longo dos últimos anos, a família franciscana celebrou importantes jubileus ligados à história do santo, como os 800 anos do Presépio de Greccio, do Cântico das Criaturas e das Sagradas Chagas. O Ano de 2026, agora proclamado Ano de São Francisco, representa o ápice dessas celebrações, convidando todos os fiéis a imitarem seu exemplo de pobreza, humildade, fraternidade e amor radical a Deus e aos irmãos.

Indulgência Plenária no Ano Jubilar

Por meio do decreto da Penitenciaria Apostólica, conforme a vontade do Santo Padre, é concedida a Indulgência Plenária a todos os fiéis que participarem deste Ano Jubilar, observadas as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa.

A indulgência poderá ser alcançada:

  • Pelos membros das Famílias Franciscanas (Primeira, Segunda e Terceira Ordens, Regulares e Seculares), bem como por Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e Associações que sigam ou se inspirem na espiritualidade franciscana;
  • Por todos os fiéis, sem distinção, que, com o coração desapegado do pecado, realizarem peregrinação a uma igreja conventual franciscana ou a um local de culto dedicado a São Francisco, participando dos ritos jubilares ou permanecendo em oração e meditação;
  • Pelos idosos, enfermos e pessoas impedidas de sair de casa, que poderão unir-se espiritualmente às celebrações, oferecendo suas orações, dores e sofrimentos a Deus.

Esta indulgência também poderá ser aplicada em sufrágio pelas almas do Purgatório, expressando a comunhão dos santos e a misericórdia infinita de Deus.

Nossa Basílica: Igreja Indulgenciária

Neste contexto jubilar, a Basílica Santuário São Francisco de Assis é reconhecida como igreja indulgenciária, tornando-se lugar privilegiado de peregrinação, oração e reconciliação durante todo o Ano Jubilar Franciscano. Ao visitá-la com fé e devoção, os fiéis poderão experimentar de modo concreto a graça da misericórdia divina e o chamado à conversão interior.

O Ano Jubilar Franciscano é, acima de tudo, um convite à esperança que se transforma em caridade ativa, à paz que nasce do coração reconciliado e ao compromisso cristão inspirado pelo testemunho luminoso de São Francisco de Assis.

Que este tempo santo desperte em todos nós o desejo sincero de viver o Evangelho com simplicidade, alegria e amor, tornando-nos verdadeiros instrumentos da paz de Deus no mundo.

Veja outras notícias

Celebrar o Pentecostes em Família

CNBB encaminha, mais uma vez, orientação para celebrarmos, em Família, em nossas casas, a solenidade de Pentecostes, nesse domingo 31 de maio. A solenidade de Pentecostes é uma das mais importantes para a fé católica. Mas nesse atípico 2020, estamos enfrentando o desafio de ser Igreja Doméstica, e a recomendação permanece a mesma, celebremos o Pentecostes em casa, com as

Leia mais »

Somos mais que vencedores naquele que nos amou até a morte na cruz

A cruz de Cristo deve ser motivação para ressignificar a vida Texto: Ana Bratriz dos Santos e Kelsiane Nunes Fotos: Kelsiane Nunes No Santuário, os fiéis puderam participar das celebrações da Paixão de Cristo em dois momentos: às 15h, com a presidência de Frei Flávio Freitas (OFMConv), e às 19h, presidida por Frei João Benedito (OFMConv ). Frei Flávio, durante

Leia mais »

Inscrições para a catequese encontram-se abertas!

Estão abertas as inscrições para a catequese 2021 para crianças (5 a 12 anos) que estão na fase de Iniciação à Vida Cristã, jovens (13 a 17 anos) que irão se preparar para a Crisma e, também, Crisma de adultos. Para as crianças e os jovens, as inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de fevereiro na secretaria da paróquia. No dia 06 de fevereiro, das 9h às 12h, teremos um

Leia mais »